Barragem do Alto Tâmega: Iberdrola rescinde com consórcio liderado pela Mota-Engil para terminar obras no prazo esperado

Barragem do Alto Tâmega: Iberdrola rescinde com consórcio liderado pela Mota-Engil para terminar obras no prazo esperado
| Norte
Porto Canal com Lusa

A Iberdrola disse hoje que abriu concurso para a conclusão da central e barragem do Alto Tâmega, após rescisão com o consórcio liderado pela Mota-Engil, um processo que deverá estar concluído durante o primeiro trimestre de 2020.

"O contrato com o empreiteiro principal civil - Mota-Engil, Acciona e Edivisa - foi rescindido, mas as obras estão ativas", afirmou à agência Lusa David Rivera, diretor de projeto do Sistema Eletroprodutor do Tâmega (SET), que inclui a construção das barragens do Alto Tâmega, Daivões e Gouvães.

O responsável, que falava no final de uma reunião da comissão de acompanhamento do SET, fez um ponto de situação sobre a barragem do Alto Tâmega e referiu que as obras "estão ativas" e que, neste momento, decorrem trabalhos de "limpeza e remoção do material que caiu na derrocada", que ocorreu no local.

As primeiras notícias sobre a paragem nas obras na barragem do Alto Tâmega foram divulgadas pela imprensa em junho e apontavam para a existência de "um problema geotécnico" e uma "suspensão temporária" dos trabalhos.

Hoje, David Rivera disse que a suspensão dos "trabalhos teve origem na deteção de um movimento da encosta direita acima da futura central hidroelétrica".

Como medida de precaução, a Iberdrola, segundo o diretor de projeto, resolveu suspender a obra e "fez todos os trabalhos de monitorização e de estudo do que estava lá a acontecer".

"Perante esta situação foram feitos todos os ajustes precisos no projeto, mas essencialmente o projeto não vai sofrer alterações. Haverá alguma alteração que já foi submetida às autoridades e que será avaliada por eles e aprovada", salientou.

David Rivera sublinhou que a elétrica espanhola quer "cumprir os prazos que tem comprometidos com o Estado português" e, perante esta situação, considerou que a "maneira mais rápida de acabar o aproveitamento" era a rescisão. O prazo para a conclusão da obra é junho de 2023.

"Perante o desentendimento que já tínhamos previamente com o empreiteiro, consideramos que o mais rápido é rescindir o contrato e já começamos o processo de licitação para continuar os trabalhos", salientou.

David Rivera adiantou que o concurso para a construção da barragem e da central "já está lançado" e disse que a escolha do "novo empreiteiro" deverá estar concluída até ao final do primeiro trimestre de 2020.

O jornal Público de hoje refere que este conflito já chegou a tribunal, com o consórcio que é composto pela Mota-Engil, Acciona e Edivisa a interpor uma providência cautelar contra a Iberdrola.

David Rivera referiu que a empresa já foi notificada e está "a avaliar".

"É uma queixa jurídica e tem que ser estudada com pormenor", sustentou.

A agência Lusa tentou obter esclarecimentos junto da empresa Mota--Engil que disse não comentar o assunto.

Em Parada de Monteiros, a aldeia de Vila Pouca de Aguiar que fica mais próxima do local onde está a ser construído o paredão da barragem, praticamente não se deteta movimento relacionado com o empreendimento.

"Agora não, como está nesta fase que parou, tem sido muito pouco", afirmou Filipe Dias, habitante desta localidade.

Junto à aldeia foi construída uma estrada de acesso ao empreendimento para desviar o trânsito do centro da localidade. Numa primeira fase, ainda se viam trabalhadores por ali, mas depois da construção das cantinas na zona de obra, o movimento diminuiu e, agora, é praticamente nulo.

"Acho que esta paragem é apenas um percalço, porque da maneira como a obra já está tem que andar para a frente, seja de que maneira for", referiu Filipe Dias.

O Sistema Eletroprodutor do Tâmega é um dos maiores projetos hidroelétricos na Europa, nos últimos 25 anos, contemplando a construção de três barragens (Daivões, Gouvães e Alto Tâmega) e um investimento de 1.500 milhões de euros.

O complexo contará com uma potência instalada de 1.158 megawatts (MW), alcançando uma produção anual de 1.760 gigawatts hora (GWh), ou seja, 6% do consumo elétrico do país.

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Ponte de arame entre Amarante e Celorico de Basto ficará pronta em junho

A empreitada da ponte de arame que ligará Amarante e Celorico de Basto, nas freguesias de Rebordelo e Arnoia, está a decorrer “a bom ritmo”, comunicou a Associação de Municípios Douro e Tâmega (AMDT) numa publicação na rede social de Facebook.

Câmara da Feira vai requalificar centro urbano de São João de Ver

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai requalificar a área central da freguesia de São João de Ver. Segundo a autarquia, a empreitada encontra-se em “fase final de projeto de execução e aguarda resposta do pedido de pareceres a entidades externas”.