Tribunal recusa suspender publicação que define ZEP do Centro Histórico do Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Vila Nova de Gaia, Porto, 25 set 2019 (Lusa) - O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto indeferiu a providência cautelar interposta pela Câmara de Gaia a pedir a suspensão da publicação que determina a Zona Especial de Proteção (ZEP) do Centro Histórico do Porto.

Em resposta à Lusa, a autarquia de Vila Nova de Gaia confirmou hoje que foi notificada da decisão, estando a estudar a mesma.

"Tencionamos tudo fazer para garantir o processo de classificação como Património da Humanidade e não como zona tampão. Foi essa a decisão da Assembleia da República, não foi essa a sequência dada", afirmou hoje o presidente do município, Eduardo Vítor Rodrigues.

Em causa está um aviso publicado em Diário da República (DR) a 20 de dezembro do ano passado, o qual determina que a ZEP do Centro Histórico do Porto abrange 90 hectares que incluem a ponte Luiz I e a Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia, mas a Câmara liderada pelo socialista Eduardo Vítor Rodrigues quer que seja mais abrangente.

Na providência cautelar contra o Ministério da Cultura, a que a Lusa teve acesso em maio, lê-se que a autarquia quer a suspensão por considerar que o aviso "substancia ato lesivo de eficácia externa", queixando-se também de não ter sido notificada sobre a decisão final desse procedimento administrativo.

"A publicação da pretensa ZEP pelo referido aviso substância um ato necessária e declaradamente inválido", está escrito no documento da Câmara de Gaia que deu entrada no Tribunal Fiscal e Administrativo (TAF) do Porto.

Na altura, contactado pela Lusa, Eduardo Vítor Rodrigues explicou que a decisão do Ministério da Cultura, referindo-se ao aviso publicado em DR, "contraria em absoluto aquilo que foi o parecer da autarquia e a deliberação da Assembleia da República", lembrando que uma posição semelhante tinha sido impugnada no mandato do seu antecessor, o social-democrata Luís Filipe Menezes.

"O Ministério da Cultura, de forma unilateral, determinou a ZEP, limitando-a, em Gaia, à Ponte [D. Luiz] e à Serra [do Pilar]. Foi uma surpresa, porque contraria o parecer da Câmara. Há muito tempo que venho defendendo que as caves do vinho do Porto devem ser incluídas no Património da Humanidade, são um património único no mundo. O meu receio é que, com a definição da ZEP, o país tenha posto um ponto final na classificação e se tenha precipitado", disse o autarca.

Eduardo Vítor Rodrigues aproveitou para "deixar claro" que é a favor da ZEP e que "está disponível para a homologar", mas acusou o Ministério da Cultura de "rasgar a deliberação da Assembleia da República ou só a cumprir em metade".

O autarca referia-se a uma recomendação ao Governo, aprovada por maioria em março de 2018, para que fosse criada a ZEP do Centro Histórico do Porto.

"O meu papel é defender o Património Mundial da Humanidade e tanto o estou a fazer que o quero ampliar. Não posso aceitar que o Ministério avance com uma solução lesiva dos interesses do município. No limite, o [Hotel] Yeatman pode estar a violar as normas da ZEP do Centro Histórico, porque é um edifício novo. Não faltam argumentos para demolir o hotel. É absurdo. Tem de haver diálogo entre as partes", concluiu Eduardo Vítor Rodrigues.

À data, a Lusa contactou ainda o Ministério da Cultura que apontou que o aviso publicado em DR serviu para publicitar as plantas da zona tampão que corresponde à ZEP, dando "cumprimento à lei e garantindo o integral respeito pelo estatuto de Património Mundial do Centro Histórico do Porto, que urge salvaguardar".

"Este aviso veio ainda dar cumprimento à recomendação que a Assembleia da República efetuou ao Governo, no sentido de delimitar a ZEP do Centro Histórico do Porto. Em síntese, a decisão do Ministério da Cultura decorre de uma imposição legal em prol da proteção da classificação do Centro Histórico do Porto enquanto Património da Humanidade", apontava o gabinete da ministra Graça Fonseca.

VSYM (PFT)// JAP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.