Tribunal suspende avanço de linha de muito alta tensão em Barcelos

Tribunal suspende avanço de linha de muito alta tensão em Barcelos
| Norte
Porto Canal com Lusa

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga aceitou a providência cautelar interposta pela Câmara de Barcelos para suspensão imediata de "todo e qualquer trabalho" relativo à construção de uma linha de muito alta tensão no concelho, foi hoje anunciado.

Em conferência de imprensa, o presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, Horácio Barra, acrescentou que decorrem agora os prazos para todos os demandados deduzirem oposição à providência cautelar.

"Entretanto, e enquanto não houver decisão do tribunal, os promotores têm de dar suspensão imediata à instalação da linha", sublinhou.

A providência cautelar visa a Redes Energéticas Nacionais (REN), promotora da linha, mas também a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Pretende o embargo de obra e a abstenção de qualquer conduta ou operação material que se relacione com a construção da linha, bem como a suspensão da eficácia da declaração de impacte ambiental (DIA), proferida pela APAem 21 de novembro de 2016, e a suspensão da eficácia do despacho da DGEG, datado de 27 de março de 2019, que concedeu a licença de construção.

Segundo Horácio Barra, também presidente de uma comissão criada no seio da Assembleia Municipal para acompanhar todo o processo da linha de muito alta tensão, o traçado previsto "penalizaria gravemente" o concelho de Barcelos.

Por isso, a comissão apela à REN para suspender qualquer execução de obra e a "aceitar o diálogo como meio adequado a salvaguardar os interesses das populações atingidas pelo traçado projetado, a saúde pública e os interesses do município".

"Com união de boas vontades, e sem prejudicar o interesse nacional, será possível garantir uma solução equilibrada para que o concelho não seja gravemente lesado", referiu Horácio Barra.

Segundo este responsável, dos três traçados que estiveram em cima da mesa foi escolhido "o mais gravoso" para Barcelos.

Disse que o traçado afeta sobretudo Perelhal, Vila Seca e Macieira de Rates, onde a linha passará por "zonas populacionais importantes", mas no total serão penalizadas mais de duas dezenas de freguesias.

A comissão de acompanhamento garante que a luta jurídica será levada "até às últimas consequências".

No entanto, e como salientou Horácio Barra, se o tribunal der luz verde à linha, há ainda a luta no campo político e a luta das populações.

"Só a via do diálogo é que afastará o conflito para mais aberto para o qual as populações estão determinadas", alertou.

A linha tem licença de construção desde março de 2019, mas a obra ainda não avançou.

Em curso estarão negociações com proprietários dos terrenos necessários para a instalação da linha.

A comissão de acompanhamento apelou aos proprietários para se absterem de negociar com a REN quaisquer cedências de terrenos.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da REN confirmou apenas que recebeu a providência cautelar, escusando-se a qualquer outro comentário sobre o assunto.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.