PS acusa Governo de "falta de isenção" na marcação das eleições

PS acusa Governo de "falta de isenção" na marcação das eleições
| Política
Porto Canal

O PS acusou hoje o Governo de falta de isenção na marcação da data das eleições autárquicas, por ter escolhido "de acordo com os partidos que o apoiam", disse à Lusa o presidente dos autarcas socialistas.

"Este Governo quebrou a tradição de não manter a data de outubro, pela primeira vez, de não conseguir um consenso entre os diversos partidos e de decidir de acordo com os partidos que o apoiam, demonstrando uma falta de isenção preocupante", disse à Lusa Rui Solheiro.

O também secretário nacional das autarquias do PS manifestou assim a posição oficial do partido relativamente à decisão de hoje do Conselho de Ministros de marcar as eleições autárquicas para dia 29 de setembro.

"O PS e todos os partidos da oposição defenderam que as autárquicas se realizassem em outubro como sempre foi. O PSD e o PP, partidos apoiados no Governo, defenderam a sua antecipação para setembro. O Governo, ao decidir para setembro, está de facto a decidir em benefício próprio", criticou o presidente dos autarcas socialistas.

Por isso, acrescentou, "o PS tem que lamentar profundamente esta atitude do Governo e esta falta de isenção preocupante numa matéria tão importante como é uma data das eleições".

"Não há nenhuma razão para se antecipar e há razoes para manter a tradição e permitir que haja a maior participação das populações em todo o processo de esclarecimento que é a campanha eleitoral já num período pós-férias", alertou o socialista.

Para o PS, "o próprio ato eleitoral" devia realizar-se "na primeira quinzena de outubro, como sempre aconteceu", porque "permitia naturalmente uma maior participação eleitoral", algo que "deve ser uma preocupação de todos os partidos políticos e do próprio governo".

"Estas eleições sempre foram marcadas consensualmente entre os vários partidos políticos. Houve sempre consenso para se escolher a data eleitoral. Este Governo quebrou a tradição", lamentou.

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.