Estaleiro para nova ala pediátrica do Hospital S. João avança até ao fim do mês

Estaleiro para nova ala pediátrica do Hospital S. João avança até ao fim do mês
| Norte
Porto Canal com Lusa

O estaleiro para a obra da nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, deverá ser “montado no final desta semana ou no início da próxima”, disse hoje à Lusa fonte daquela unidade hospitalar.

No sentido de preparar terreno para a empreitada, o CHUSJ anunciou hoje que a circulação dentro do hospital “sofrerá um condicionamento por motivo de início das obras da ala pediátrica a partir de quarta-feira”.

Assim, a partir de quarta-feira, a via de acesso à Casa Ronald McDonald, ao serviço de Imunohemoterapia e à porta poente do hospital - entrada para consultas de Pneumologia, Cirurgia Cardiotorácica, Nefrologia, urgência/internamento de Obstetrícia e Unidade de Reprodução Medicamente Assistida – “passará a ser de sentido único”, tornando “obrigatório sair na outra extremidade”, ou seja, junto ao Hospital de Dia e Campus São João.

Questionada pela Lusa, fonte do hospital referiu que o estaleiro será montado até ao fim do mês, designadamente "até ao final desta semana ou início da próxima".

Em 30 de agosto, a ministra da Saúde, Marta Temido, congratulava-se no Porto com o cumprimento do calendário estabelecido em outubro de 2018 para a construção da ala pediátrica, empreitada orçada em cerca de 25 milhões de euros que deverá ficar concluída em 2021.

A governante falava na assinatura do contrato para a construção da obra, entre o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e a Casais – Engenharia e construção, selecionada de um conjunto de 14 empresas convidadas.

A nova ala pediátrica, que ficará ligada ao edifício principal, terá cinco pisos e mais dois subterrâneos e capacidade para 98 camas, o que é considerado adequado às necessidades da região.

Dada a urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.

Há 10 anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas desde então o serviço era prestado em contentores.

No início de julho, o CHUSJ anunciou o fim do internamento de crianças em 36 contentores e referiu que estas estruturas, provisórias há cerca de 10 anos, seriam desmontadas.

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.