Maria Jorge e Mary Beard encontram-se num solo sobre mulheres e poder na Mala Voadora

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 set 2019 (Lusa) -- Maria Jorge partiu das semelhanças com a historiadora britânica Mary Beard, para explorar um dos livros da autora, "Mulheres & Poder", e criar o espetáculo "#WomenandPower", em cena na Mala Voadora, no Porto, a 30 de setembro e 01 de outubro.

Integrado na programação do festival "Uma Família Inglesa", que a própria companhia organiza, a peça viaja entre o estilo de conferência e o teatro para trabalhar a obra de Beard, em que defende que, "no que toca a silenciar as mulheres, a cultura ocidental tem milhares de anos de experiência".

Na sinopse do espetáculo, que sobe a cena pelas 19:00 de dia 30 e 22:00 de dia 01, podem ler-se as "coisas em comum" entre as duas mulheres.

"Ambas temos os olhos esverdeados, somos loiras, embora ela seja na verdade, mais grisalha, temos o mesmo nome ainda que se escreva e pronuncie de maneira diferente, somos ambas filhas de mães professoras e ambas lemos as 'Metamorfoses' de Ovídio", atira a criadora, atriz e encenadora.

Esta "conferência encenada" assenta, então, numa obra que atravessa a Antiguidade até à campanha presidencial de Hillary Clinton nos Estados Unidos, em 2016, a olhar para as estruturas que pretendem "retirar credibilidade" e voz às mulheres.

"Eu e o Jorge [Andrade, da Mala Voadora] lemos o livro, e ele achou que podia ser engraçado fazer um espetáculo sobre isso. Eu achei engraçado fazer uma conferência, porque é uma espécie de ciclo sustentável de devolução, porque o livro são duas conferências e eu vou fazer uma terceira", explica à Lusa Maria Jorge, referindo-se ao facto de o livro, em Portugal, editado pela Bertrand, reunir textos adaptados de duas conferências da historiadora.

A peça "fazia sentido" no contexto do festival, este ano dedicado sobretudo às questões de género, e vai decorrer num dos estúdios do espaço da companhia, "o que é muito engraçado" pelo meio "mais informal, com cama e cozinha, até meio doméstico".

O espetáculo da portuguesa, que foi apoiada pelo programa Criatório, da Câmara do Porto, acaba por utilizar imagens para as "legendas", seguindo histórias que formam "um mundo meio esquisito que é real".

Nesse mundo habita, sobretudo, o tema do silenciamento das mulheres, e "de que forma é que isso tem a ver com estruturas de poder" já estabelecidas.

"É com mulheres que se fazem passar por homens, que se vestem como homens, para chegar a sítios que associamos a homens. Têm aulas para ter um tom de voz mais masculino, como Margaret Thatcher", revela Maria Jorge.

Ao lado da reflexão sobre o poder e a voz feminina está "o estudo da antiguidade clássica, de mulheres silenciadas", que começa "bem lá atrás, na 'Odisseia', e mulheres transformadas em vacas, em Eco, que fica presa na voz dos outros e não tem voz própria", entre outras figuras.

"É um mundo esquisito, mas é um mundo em que ainda é preciso falar disto, e onde ainda faz sentido as mulheres reclamarem um espaço na opinião pública", comenta a artista, aqui numa primeira criação "mais autoral".

SIF // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

“Fui ao mar buscar água para lavar a louça”. 14 pessoas vivem sem água e luz no parque de campismo de Cortegaça

Sem acesso a água potável e eletricidade. É assim que 14 pessoas ainda vivem no parque de campismo de Cortegaça, no concelho de Ovar. Dívidas contraídas pela anterior gestão da infraestrutura estão na origem de um problema cuja solução, mais de meio ano depois, poderá chegar já no final do mês de abril.

Homem desaparecido há mais de um mês encontrado morto em habitação devoluta em Braga

Um cadáver foi encontrado, na tarde desta quinta-feira, no interior de uma habitação devoluta na Rua Cidade do Porto, em Braga. 

Vítima encarcerada após despiste na A28

O despiste de um veículo ligeiro, na A28, na saída de Outeiro, em Viana do Castelo, deixou na tarde desta quinta-feira, uma mulher de 45 anos encarcerada.