"Se tivesse 10 anos agora de certeza que não ia ser arquiteto" - Siza Vieira

"Se tivesse 10 anos agora de certeza que não ia ser arquiteto" - Siza Vieira
| País
Porto Canal

O primeiro português galardoado com o prémio Pritzker, Álvaro Siza Vieira, disse hoje, no Porto, que se voltasse a ter "10 anos ou 15 anos" não seria arquiteto, devido à conjuntura difícil que se atravessa.

Em declarações aos jornalistas à margem de uma visita guiada à exposição "Porto Poetic", na Galeria Municipal Almeida Garrett, Siza Vieira disse não saber que outra profissão escolheria, mas uma certeza manifestou: "Se tivesse agora 10 anos ou 15 anos, de certeza que não ia ser arquiteto."

"Por razões conhecidas, há crise económica, há crise na construção, há crise na arquitetura. Embora quem é novo tenha energia e muitos estão a fazer isso para emigrar e procurar trabalho onde haja e não é perto, não é na Europa, ou quase não é", lamentou o arquiteto, que ressalvou que a saída de pessoas formadas e "com muita qualidade" pode ser "um aspeto triste e mau para o país", mas também pode ser uma forma de enriquecer as "fontes de conhecimento".

O arquiteto, que na quinta-feira vai estar na apresentação do projeto que tem em Alhambra, Granada (Espanha), reconhece não dar conselhos porque "cada um sabe dos meios que tem e do que gosta, do prazer que tem no seu trabalho", mas recordou um episódio recente em que viajou num táxi com um motorista formado em arquitetura.

"É grave e muito triste, mas por outro lado é um sinal de uma coisa a que não podemos escapar que é a mobilidade. Hoje já é raro a pessoa ter um emprego que é para a vida, significa mobilidade e dinamismo. Provavelmente, esse arquiteto-motorista não vai ficar toda a vida como motorista", referiu Siza Vieira.

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.