Fabricantes de janelas criticam Regime Excecional para a Reabilitação Urbana

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 05 mar (Lusa) -- A Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes (ANFAJE) defendeu hoje uma "aposta urgente" na reabilitação urbana e na eficiência energética, criticando o Regime Excecional para a Reabilitação Urbana, aprovado pelo Governo em fevereiro.

"A ANFAJE defende uma aposta urgente na reabilitação urbana e na eficiência energética, sem qualquer 'regime de exceção'" refere um comunicado divulgado pela associação.

O Governo aprovou a 20 de fevereiro o Regime Excecional para a Reabilitação Urbana, destinado, de acordo com o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, a agilizar e reduzir o custo deste tipo de obras.

No comunicado hoje divulgado, a ANFAJE "considera estranho que, após a entrada em vigor da nova regulamentação relativa às condições do comportamento térmico dos edifícios, se venha agora criar um 'regime excecional' onde estão previstas 'situações excecionadas' ao nível da aplicação de requisitos acústicos, eficiência energética e instalações de telecomunicações".

Para a ANFAJE, com este diploma "está a dar-se um passo atrás na necessidade de dinamizar políticas de reabilitação urbana que tenham em conta a necessidade de aumentar a qualidade e o conforto térmico e acústico do parque edificado português".

"Num país onde existem cerca de três milhões de fogos com paredes sem qualquer isolamento térmico e acústico e com caixilharias antigas de madeira e/ou alumínio sem rutura da ponte térmica com vidro simples, é necessário que as medidas e políticas de incentivo à reabilitação dos edifícios sejam um fator de aumento da qualidade da construção existente e não um fator de desresponsabilização dos técnicos e empresas envolvidas ou de contribuição para o retrocesso no controlo de emissões de CO2 [dióxido de carbono] e de criação de impactos ambientais negativos", defende a associação.

A ANFAJE sustenta que Portugal "necessita de um Código Técnico da Construção que reúna toda a regulamentação técnica existente, tal como existe na maioria dos países da União Europeia. Nesse futuro código seria assim possível a definição de requisitos especiais ou 'excecionais' a aplicar aos diversos tipos de edifícios quando se está perante obras de reabilitação, definindo e atribuindo responsabilidades claras aos diversos agentes envolvidos".

A associação defende ainda a criação urgente de um grupo de trabalho com todas as associações da construção, dos materiais de construção e da eficiência energética para, em conjunto com o Governo, desenvolver políticas ativas para a reabilitação dos edifícios portugueses, sem comprometer o cumprimento de requisitos técnicos da qualidade da construção.

A ANFAJE, criada em 2010, representa, a nível nacional, fabricantes de janelas chamadas 'eficientes', que pelas suas características contribuem para o reforço do isolamento térmico e acústico dos edifícios.

JRS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".