Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem para "melhores condições"

Aeroporto do Porto vai ter "renovado" sistema de aterragem para "melhores condições"
| Norte
Porto Canal com Lusa

O aeroporto do Porto vai ter um “renovado sistema ILS (Landing Sistem, ou sistema de aterragem) para garantir melhores condições” à infraestrutura, nomeadamente quando há nevoeiro, revelou esta quinta-feira à Lusa a NAV – Navegação Aérea de Portugal.

“Estão a instalar um renovado sistema ILS para garantir uma melhoria de condições no Aeroporto do Porto”, adiantou fonte oficial da NAV, quando questionada sobre a existência de atrasos em voos devido ao nevoeiro e à alegada ausência de um sistema ILS de categoria superior, que permite aterragens em situações de baixa visibilidade.

Em resposta à Lusa, a NAV assegurou que “o aeroporto do Porto tem todos os equipamentos necessários ao seu funcionamento”, acrescentando que está a ser instalado um sistema ILS renovado.

Questionada sobre a entrada em vigor deste novo sistema ILS, fonte da NAV não soube adiantar detalhes.

Em agosto, o PCP questionou o ministro das Infraestruturas sobre o que classificou de falta de condições do Aeroporto do Porto em dias de nevoeiro.

O PCP referia-se ao facto de ter existido, num só dia, o desvio de 10 voos e assinalava a “falta de um segundo aparelho de auxilio à aterragem em dias de intenso nevoeiro, ao contrário dos Aeroportos de Faro e Lisboa, que contam com dois aparelhos”.

O Porto Canal divulgou hoje que cerca de 40 voos foram cancelados desde as 00:00 de terça-feira até às 23:30 de quarta-feira, entre partidas e chegadas, devido à falta de condições de aterragem com nevoeiro.

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.