Equipa liderada pela UMinho "abre portas" a rastreio de infecção por aspergilose

| Norte
Porto Canal / Agências

Braga, 05 mar (Lusa) - Uma equipa liderada pela Universidade do Minho identificou um fator genético que aumenta a probabilidade de contrair aspergilose em transplantes de medula óssea, "abrindo portas" para um rastreio específico e para minimizar as taxas de mortalidade associadas àquela infeção.

A aspergilose é uma doença infeciosa causada por um fungo que atinge principalmente os pulmões e cujos sintomas são diversos, tais como febre, tosse com sangue, delírio, hemorragias, calafrios, coágulos sanguíneos, perda de peso, icterícia, insuficiência renal e formação de massas fúngicas.

O trabalho que identificou aquele fator genético intitula-se "Genetic PTX3 Deficiency and Aspergillosis in Stem-Cell Transplantation" e foi publicado na revista da especialidade New England Journal of Medicin, explica a academia minhota, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Foi coordenado por Agostinho Carvalho, do Laboratório Associado ICVS/3B's da UMinho e da Universidade italiana de Perugia, teve ainda a participação de grupos de investigação das universidades de Parma, Milão, Católica do Sagrado Coração (todas de Itália), Leuven (Bélgica), Regensburg e Friedrich Schiller (Alemanha), entre outros.

Segundo a Universidade do Minho, a descoberta desta equipa internacional "abre portas para novas intervenções terapêuticas e permitirá realizar um rastreio específico, no sentido de minimizar os riscos de desenvolvimento desta doença infeciosa com elevada taxa de mortalidade".

O texto explica que a pesquisa "demonstra que alterações específicas no genoma humano do dador de medula influenciam de forma significativa a suscetibilidade de pacientes à infeção por aspergillus fumigatus (fungo responsável pela aspergilose)".

A Universidade do Minho adianta que "estas alterações no gene da pentraxina 3 (PTX3) do dador conduzem a uma redução considerável dos níveis de PTX3 no doente durante o processo de reconstituição do sistema imunológico, diminuindo assim a sua capacidade em eliminar o agente patogénico".

Agostinho Carvalho sublinha que "o trabalho contribui para aumentar a capacidade dos clínicos em definir subpopulações de elevado risco para o desenvolvimento de aspergilose invasiva, o que contribuirá para a definição e otimização de estratégias preventivas".

Para além das variações genéticas no sistema imunológico, são vários os fatores que contribuem para o aumento de infeções fúngicas em pessoas sujeitas a transplantes de medula óssea, sendo que entre cinco a 15% destes doentes desenvolvem infeções que resultam em taxas de mortalidade muito elevadas, apesar de existirem fármacos para o efeito.

A pesquisa contou com o financiamento da Comissão Europeia, da Sociedade Europeia de Microbiologia Clínica e Doenças Infeciosas, do Ministério alemão de Educação e Ciência, do Conselho Europeu de Investigação, da Associação Italiana de Investigação em Cancro e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

JYCR // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.