Associação diz que passadiço de Serralves "perturba" e "prejudica" ambiente

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 set 2019 (Lusa) -- O FAPAS -- Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens criticou hoje "a construção de passadiços prejudiciais ao ambiente", como o recentemente inaugurado em Serralves, no Porto, que "perturba" o Parque e foi "pago pelo Fundo Ambiental" do Estado.

Em comunicado, o FAPAS diz não compreender "qual a justificação para perturbar o Parque de Serralves com a estrutura recreativa" e questiona "qual a justificação para o pagamento através do Fundo Ambiental", acrescentando que "a biodiversidade animal já fugiu há muito" daquele espaço devido "às obras, às luzes e às ruidosas noites do Serralves em festa, com 264 mil visitantes nos três dias de 2019".

"Pretende Serralves justificar que este passadiço será mais uma ferramenta para a sustentabilidade ambiental e proteção da biodiversidade, o que não se percebe pois é um exemplo de falta de respeito pela natureza e pelo património. A maioria dos passadiços construídos em Portugal podem ser um interessante equipamento de recreio, mas não são um equipamento de conservação da natureza e educação ambiental, nem um bom exemplo de intervenção do território", sustenta o FAPAS.

A associação defende que, em Serralves, "não se pode ter o melhor de dois mundos", pois "ou Há vida no Parque ou há festas, iluminação e barulho".

"Se julgávamos que os passadiços do Paiva tinham sido o máximo da má relação com o ambiente, ficamos agora chocados com o novo passadiço entre as árvores do Parque de Serralves, que só tem três utilidades: uma é lúdica, outra é perturbar a biodiversidade e outra contribuir para a deseducação ambiental", denuncia o FAPAS.

A Fundação de Serralves inaugurou este mês um percurso elevado ao nível da copa das árvores com 250 metros de comprimento, cujo objetivo é "valorizar e preservar o património natural", segundo disse à Lusa, na ocasião, Rui Costa, o diretor de recursos e projetos especiais da instituição.

Contactada hoje pela Lusa, a Fundação de Serralves não quis fazer comentários sobre o assunto.

Para o FAPAS, é preciso "legislar" sobre estas estruturas, "impedindo a sua proliferação".

De acordo com a associação, "os passadiços sobrelevados ou em estrados de madeira são muito antigos", tendo surgido para "evitar a degradação do solo e da flora e/ou a vencer obstáculos, como pequenos lagos ou rios".

Em Portugal, "a colocação de passadiços, especialmente nas dunas" assumiu em "alguns casos uma função recreativa", levando a que, "em muitos casos, prejudicassem as condições ambientais dos sítios onde foram instalados".

É, segundo a associação, o "caso dos passadiços da Ria de Aveiro, do Alvor, da Reserva Ornitológica do Mindelo, da Barrinha de Esmoriz e de muitos outros, que devassaram áreas naturais até então livres da pressão humana".

Com a facilidade de acesso criada pelos passadiços, estes espaços "passaram a ser frequentada por multidões, muitas vezes ruidosas e frequentemente não apenas em deslocação pedonal, mas também em motociclos", acrescenta o FAPAS.

O "culminar", diz a associação, "foram os passadiços do rio Paiva" que "perturbam o corredor ripícola e a sua fauna e flora (que supostamente pretendiam valorizar)" e foram construídos "onde já havia caminhos".

"Houve recursos financeiros para fazer essa faraónica obra, supostamente para permitir a contemplação do vale do Rio Paiva, mas não houve recursos para intervir na reabilitação do habitat, florestando com espécies adequadas", alerta.

ACG (SPYC) // LIL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.