Projeto multimédia preserva memória do sismo de 1980 nos Açores

| País
Porto Canal / Agências

Aveiro, 05 mar (Lusa) - Quatro estudantes açorianos da Universidade de Aveiro recolheram testemunhos do terramoto de 1980 nos Açores, no âmbito de um projeto multimédia, "Sismo d'Oitenta", que visa preservar as lembranças dos que viveram uma das maiores catástrofes naturais no arquipélago.

O projeto pretende registar o máximo de informações sobre a tragédia que matou 73 açorianos, fez centenas de feridos e causou mais de 21 mil desalojados, "antes que os anos apaguem testemunhos, fotos, documentos e, sobretudo, as pessoas que viveram e sobreviveram ao terramoto, que marcou para sempre a história açoriana".

"Houve muitos valores que se apreenderam com o sismo, inúmeras histórias de heroísmo e sobrevivência, de dor e de pranto, que não tiveram hipótese de ser registadas porque havia feridos para tratar, mortos para enterrar e casas para reconstruir", aponta João Aguiar, estudante da licenciatura em Novas Tecnologias da Comunicação (NTC), do Departamento de Comunicação e Arte (DeCA) da Universidade de Aveiro (UA), um dos autores do projeto.

Assim, explica, "nasceu a pertinência do Sismo d'Oitenta" (disponível online em http://www.sismodoitenta.com/), que atingiu as ilhas Graciosa, São Jorge e, principalmente, Terceira.

"Sismo d'oitenta" contém um conjunto de entrevistas em vídeo "a quem sentiu na pele" o sismo, fotografias que retratam a destruição (muitas das quais sobrepostas com imagens dos mesmos locais na atualidade), testemunhos escritos e resumo histórico dos acontecimentos.

Os testemunhos são ainda acompanhados na plataforma online de infografias que explicam a evolução das ondas de choque e de destruição causadas pela força do sismo, de magnitude de 7,2 na escala de Richter.

Para João Aguiar, "a natureza que sustenta o arquipélago dos Açores é munida de uma imprevisibilidade destrutiva e eventos como o terramoto de 1980 podem voltar a acontecer", pelo que "é importante registar o que ainda existe, para que sirva de base para eventos futuros, como inspiração ou consolo para todos aqueles que forem afetados".

Luís Melo, Rúben Ramos (ambos estudante no mestrado em Comunicação Multimédia da UA) e Luís Silva (licenciado em NTC também na academia de Aveiro) são os restantes autores, terceirenses, do projeto.

O projeto audiovisual possui ainda banda sonora original composta por Patrícia Aguiar, aluna da licenciatura em Música na UA e natural da ilha Terceira.

MSO // MP

Lusa / Fim

+ notícias: País

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.