Brexit: Inflação homóloga no Reino Unido desce para 1,7% em agosto, mínimo desde 2016

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 set 2019 (Lusa) - A taxa de inflação homóloga no Reino Unido foi de 1,7% em agosto, o nível mais baixo desde finais de 2016, contra 2,1% em julho, foi hoje anunciado.

Num comunicado, a agência nacional de estatísticas britânica (Office for National Statistics, ONS) afirma que a desaceleração da inflação em agosto se deveu à queda dos preços de "bens recreativos e culturais", como videojogos, e em menor medida dos da roupa.

A maior pressão para a subida da taxa de inflação foi originada pelos preços dos bilhetes de avião, sublinhou a ONS.

A descida da inflação supõe um alívio para as famílias em vésperas do 'Brexit', previsto para 31 de outubro, entre temores de que uma possível saída da União Europeia (UE) sem acordo dispare os preços de alguns alimentos e de produtos importados.

O Banco de Inglaterra, cujo objetivo máximo de inflação é de 2%, também terá em conta esta descida quando realizar na próxima quinta-feira a reunião de política monetária e a evolução das taxas de juro.

MC // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.