Fitch piora Perspetiva de Evolução de Angola de Estável para Negativa

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 set 2019 (Lusa) - A agência de notação financeira Fitch piorou hoje a Perspetiva de Evolução da economia ('Outlook') de Estável para Negativa, mantendo o 'rating' em B, ou seja, abaixo do nível de recomendação de investimento, ou 'lixo'.

"A revisão do 'Outlook' para Negativa reflete a degradação das métricas da dívida, a persistente queda das reservas externas e uma recuperação económica mais lenta do que o previsto", escrevem os analistas da Fitch na nota que explica a decisão.

O 'rating', que a Fitch manteve no nível B, "é sustentado pela capacidade do Governo de fazer significativos ajustamentos macroeconómicos e orçamentais e pelos vastos recursos naturais, sendo balanceado contra uma forte dependência do petróleo e um declínio estrutural na produção petrolífera, inflação elevada e deficiência estruturais", argumentam os analistas.

Sobre a elevada dívida pública, a Fitch lembra que no ano passado o rácio da dívida face ao PIB subiu para 80,2% e antevê que este ano o rácio possa aumentar novamente para 83,9%, "bem acima da média" dos países a quem esta agência de 'rating' atribui um nível B.

"Apesar da estabilização [do rácio da dívida] e de um declínio a partir de 2020 ser a nossa previsão central, os riscos de subida, particularmente devido a mais depreciações da moeda, continuam elevados", aponta a Fitch, notando que também a solidez dos bancos é "uma fraqueza e um perigo contingente" para Angola e lembrando que o crédito malparado aumentou de 22,8% em março de 2018 para 28% em março deste ano.

Além destes problemas, a Fitch aponta também as "fraquezas estruturais", entre as quais elenca "o mau desempenho nos indicadores de governação e de desenvolvimento, e o nível mais elevado de dependência de matérias primas entre os países analisados pela Fitch".

MBA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.