Diocese do Porto quer urgente inventário de arte sacra para ajudar polícia

Diocese do Porto quer urgente inventário de arte sacra para ajudar polícia
| Norte
Porto Canal

O vigário-geral da Diocese do Porto, Américo Aguiar, alertou hoje para a urgente inventariação das obras de arte sacra existentes nas igrejas em Portugal, para facilitar a investigação policial caso os templos religiosos sejam alvo de furtos.

"É muito importante que as peças estejam devidamente sinalizadas, identificadas, fotografadas, catalogadas, porque quando é feito o roubo, a partir do momento em que a Judiciária começa à procura, se não existir nenhuma ficha de inventário, é muito complicado encontrar a peça e depois até identificá-la", disse Américo Aguiar, em entrevista à agência Lusa.

O padre admitiu que na jurisdição da Diocese do Porto já ocorreram vários furtos, designadamente na Igreja dos Clérigos e Igreja da Misericórdia do Porto, e que, no imediato, foram tomadas medidas como "retirar as imagens que estavam mais à mão, colocando-as num nível mais superior, e medidas de segurança que foram até recomendadas pela própria Polícia Judiciária".

"Na cidade (...) tivemos já assaltos. Na Igreja da Misericórdia do Porto, na rua da Flores, foram roubadas as caixas das esmolas que estavam no 'hall' de entrada da igreja e também na Igreja do Colégio de Nossa Senhora da Esperança, junto ao Jardim de S. Lázaro, foi roubada uma imagem do nosso São Nuno de Santa Maria, em plena luz do dia, recordou Américo Aguiar, explicando que uma pessoa com "um ar estranho" entrou na igreja e, "tal como entrou, com muita simplicidade e muita discrição, também saiu", levando a imagem do altar.

O sacerdote recorda também o roubo, no verão de 2011, da imagem do S. Miguel Arcanjo na Igreja dos Clérigos, no coração da cidade do Porto.

"O restauro da imagem do S. Miguel Arcanjo que está à entrada da igreja (...), tinha um escudo de madeira do século XVIII (...) e era uma das mais antigas figurações daquilo que era a Porta do Olival da cidade", explicou, referindo que depois de "limpinho e restaurado" deu tanto na vista, que "dois dias depois de o restauro estar pronto desapareceu".

+ notícias: Norte

Homem de 80 anos atropelado por trator em Bragança

Um idoso de 80 anos de idade sofreu ferimentos, após ser atropelado por um trator na freguesia de Freixiel em Vila Flor, no distrito de Bragança, apurou o Porto Canal.

Guimarães delimita áreas de reabilitação em parques industriais e centros históricos

A Câmara de Guimarães procedeu à delimitação das áreas de reabilitação urbana dos parques industriais de Gandara, Barco, e de São João de Ponte, e dos centros históricos de Brito e de Moreira de Cónegos, foi esta terça-feira anunciado.

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.