Próxima temporada cultural do CCB é eclética e prudente, diz administrador

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 set 2019 (Lusa) - A temporada 2019/2020 do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, tem uma programação eclética, mas também prudente, afirmou hoje o presidente do conselho de administração, Elísio Summavielle.

Desenhada com um orçamento de 2,1 milhões de euros, a nova programação do CCB, hoje apresentada, abrirá no dia 22 com um concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção da maestrina Joana Carneiro e com a violinista Esther Yoo.

"A nossa atitude é sempre de abertura à qualidade, à inovação e ao classicismo também. Conjugar todas as vertentes das artes performativas, teatro, música, dança, enfatizar muito a questão da formação de novos públicos, fidelizar público no CCB nas diferentes áreas", disse Elísio Summavielle aos jornalistas no final da apresentação.

Segundo o administrador, é uma temporada assente no conceito inaugural do CCB de "cidade aberta", que privilegia o ecletismo, para ir ao encontro de "um público eclético", mas é também uma "programação prudente, porque as continhas têm de estar sempre em dia".

Essa prudência permite alguma produção própria na programação, mas sobretudo parcerias e trabalho em rede.

"Lisboa tem uma oferta cutural hoje que não exista há vinte ou dez anos. E ainda bem. Nunca há [cultura a mais], falta sempre. É preciso criar laços, cumplicidades, sinergias (...) e criar coproduções, parcerias e nesta temporada vai ser mais visível, sem exclusividades", disse.

Da programação que se estenderá até junho e símbolo desse trabalho de parceria entre várias entidades destaque para a estreia, a 30 de novembro, de "Xenos", do coreógrafo e bailarino britânico Akram Khan e que se está a despedir dos palcos enquanto intérprete.

"Xenos", que é o resultado de uma encomenda sobre o centenário da primeira Guerra Mundial, conta com coprodução de várias estruturas culturais, entre as quais o CCB.

Ainda nas artes performativas, a 31 de janeiro apresenta-se "Giselle" pela coreógrafa e bailarina sul-africana Dada Masilo, e em maio estará pela primeira vez em Portugal a companhia de dança contemporânea La Veronal, com a coregorafia "Pasionaria".

Em março os Artistas Unidos estreiam a peça "Vidas íntimas", de Noel Coward, com encenação de Jorge Silva Melo, e em maio o jovem coletivo português SillySeason (composto por Cátia Tomé, Ivo Saraiva e Silva e Ricardo Teixeira) estreiam a peça "Folle Époque".

Na música, haverá atuações da cantora Sara Serpa, do acordeonista João Barradas, de Paulo Bragança, do coletivo feminino vocal Cramol, da Orquestra Sinfónica do Principado das Astúrias e um regresso do ciclo CCBeat, com Benjamim, Filipe Sambado ou Pop Dell Arte, que a 27 de março apresentarão um novo álbum, "Transgression Global".

Em maio de 2020, o cravista Kenneth Weiss fará um recital no cravo Taskin, Tesouro Nacional, que será cedido pelo Museu Nacional da Música, onde o músico atuou em 2018.

O festival Dias da Música em Belém, que decorrerá de 23 a 26 de abril, será dedicado a Beethoven, por ocasião dos 250 anos do nascimento do compositor.

Na Garagem Sul, a 05 de outubro, inaugurará uma exposição que pretende refletir sobre arquitetura e agricultura, com curadoria de Sébastien Marot, e em março dará lugar a "O mar é a nossa terra", mostra com curadoria de André Tavares sobre o oceano Atlântico.

A nova temporada de conferências incluirá um debate sobre populismos, outro sobre os 50 anos da chegada do Homem à Lua, enquanto as sessões de cinema, com clássicos, abrirá a 20 de outubro com uma nova montagem de Francis Ford Coppola de "Apocalypse Now", 40 anos depois da estreia.

A Fábrica das Artes, encarregada do serviço educativo, acolherá nos próximos meses o Festival Big Bang, celebrará os dez anos da companhia Caótica e o centenário do nascimento de Amália Rodrigues, com a instalação "Pharmácia Amália", de Teresa Gentil.

SS // MAG

Lusa/fim

+ notícias: País

EuroDreams. Dois apostadores vencem prémio de dois mil euros por mês durante cinco anos

A chave do sorteio de Eurodreams desta segunda-feira ditou a atribuição de um terceiro prémio a oito apostadores portugueses, no valor de 137,73 euros.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.