Manteigas pede melhoria das acessibilidades à serra da Estrela e à autoestrada A23

| País
Porto Canal / Agências

Manteigas, 05 mar (Lusa) - A Câmara de Manteigas continua a defender a melhoria das acessibilidades ao maciço central da Serra da Estrela e uma ligação mais direta à autoestrada A23 (Guarda/Torres Novas), disse hoje à agência Lusa o seu presidente.

O autarca José Manuel Biscaia (PSD) indicou que aproveitou a presença em Manteigas, na terça-feira, dia do feriado municipal, do secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Monteiro, para reclamar obras rodoviárias que são necessárias no seu município situado no coração da Serra da Estrela.

Contou que apelou ao governante para que seja feita uma intervenção "de fundo" na Estrada Regional - ER 338, na ligação Manteigas-Piornos-Torre, em vez da "intervenção ligeira" que está planeada pela Estradas de Portugal (EP).

Também alertou Sérgio Monteiro para a necessidade de o seu concelho ser contemplado com uma ligação mais direta à autoestrada A23, via Gonçalo e Benespera, no concelho da Guarda.

Segundo o autarca, na resposta aos pedidos, o secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações lembrou que no novo quadro comunitário de apoio "não haverá dinheiro para novas estradas", mas "há uma esperança" relacionada com a "last mile", que poderá incluir verbas para a conclusão de pequenos troços.

Em relação à beneficiação da ER 338, indicou que "estão disponíveis verbas da ordem de 1,2 milhões de euros para uma intervenção ligeira, como está prometido pela EP".

O autarca disse não aceitar aquele investimento "numa estrada que é tão necessária para Manteigas como pão para a boca" e que irá "tentar que esta seja a primeira fase e que haja outras".

Assumindo que o membro do Governo "não se comprometeu" com a resolução do assunto, "além daquilo que estaria indicado pela EP", José Manuel Biscaia promete "continuar a lutar" pela melhoria das acessibilidades rodoviárias ao seu concelho.

Quanto à nova ligação com a A23, via Gonçalo, que atualmente é feita por uma estrada municipal, o governante "não respondeu diretamente", lembrando as contenções financeiras atuais, indicou ainda o presidente da Câmara Municipal de Manteigas.

"Já me habituei a ter aquilo que é possível e não aquilo que é desejável", concluiu.

ASR // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.