Açores estendem remuneração complementar ao setor empresarial público regional

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 05 mar (Lusa) - O Governo dos Açores decidiu estender a remuneração complementar atribuída aos funcionários públicos da região a todas as empresas do setor público regional, revelou hoje o vice-presidente do executivo.

Sérgio Ávila fez o anúncio após uma reunião com a plataforma sindical que representa os trabalhadores da transportadora aérea SATA e em que também esteve o secretário regional dos Transportes, Vítor Fraga, em Ponta Delgada.

Segundo o responsável, o objetivo da reunião de hoje foi transmitir aos sindicatos a decisão do Governo Regional sobre esta matéria.

"O que o Governo [Regional] transmitiu à plataforma sindical da SATA foi que ia aplicar, nos termos em que foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa Regional, a remuneração complementar aos trabalhadores também do setor público empresarial e, consequentemente, da SATA", afirmou.

Assim, explicou, a remuneração complementar será aplicada no setor empresarial público dos Açores de modo a que "o impacto nos salários base" dos trabalhadores seja "exatamente o mesmo" que existe na administração pública regional.

O executivo açoriano fará publicar resoluções, para cada empresa, com este objetivo, explicou Sérgio Ávila, dizendo que a tabela a aplicar em cada caso não será exatamente a mesma devido às "especificidades" das "estruturas remuneratórias" de cada uma delas.

A remuneração complementar (também conhecida como subsídio de insularidade) existe há mais de dez anos nos Açores, tendo o orçamento regional de 2014 alargado a sua abrangência aos salários base até 3.050 euros.

O orçamento dos Açores de 2014 abriu ainda a possibilidade de ser estendida ao setor empresarial regional por decisão do Conselho do Governo Regional.

Sérgio Ávila sublinhou que com esta decisão o executivo açoriano está a exercer uma competência que lhe foi dada pelo parlamento dos Açores, num artigo do orçamento para 2014 aprovado por unanimidade, e que o objetivo é dar um tratamento igual a trabalhadores da administração pública regional e do setor empresarial público.

Por outro lado, a decisão do executivo visa também respeitar os princípios do acórdão do Tribunal Constitucional, que em janeiro deu luz verde aos novos termos da remuneração complementar açoriana, acrescentou.

MP // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados