Grupo internacional de historiadores condena aprovação do Mercado Time Out no Porto

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 16 jul 2019 (Lusa) - Um grupo internacional de especialistas em história condena "veemente" a aprovação do projeto do Mercado Time Out para a Estação de São Bento, no Porto, considerando que, neste caso, o valor económico não deveria sobrepor-se ao valor histórico.

Numa carta enviada na passada semana a várias entidades públicas - entre elas a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) que aprovou o projeto apesar das reservas do organismo consultivo da UNESCO para o património, o ICOMOS (Conselho Internacional de Monumentos e Sítios) e a Câmara Municipal do Porto, a quem cabe agora aprovar o Pedido de Informação Prévia (PIP) -- o grupo internacional de historiadores IHSHG (International History Students and Historians Group) lamenta a falta de transparência em torno do projeto para a ala sul da Estação de São Bento e exige explicações.

"Como grupo internacional de profissionais, condenamos veementemente este projeto, até que reúna as condições solicitadas por diversas entidades nacionais e internacionais. Os locais históricos fornecem à população um testemunho importante sobre o seu passado e garantem o contínuo desenvolvimento da memória histórica", lê-se na missiva a que hoje a Lusa teve acesso.

Neste caso, aponta-se no documento, "o valor económico nunca deveria sobrepor-se ao valor histórico e cultural", pelo que, solicitam "uma explicação do parecer positivo dado ao projeto por parte da Direção-Geral do Património Cultural e a possível ponderação na utilização apropriada da estação e novas valências".

Na carta, o grupo que reúne aproximadamente mil membros, entres estudantes, graduados, mestres, doutores, arqueólogos e professores de História de todo o mundo, lembra que "o parecer enviado à Direção da Cultura pelo ICOMOS subscreve a preocupação com os atuais contornos do projeto", nomeadamente "a falta de reabilitação da estação como um todo, a torre de 21 metros que é desproporcional em relação ao espaço disponível", a "demolição excessiva" ou ainda "a não manutenção primordial da estação".

O IHSHG salienta também a posição da diretora da UNESCO, Mechtild Rossler, "quanto à ausência de princípios de conservação no projeto, bem como todas as recomendações internacionais em matéria de intervenção sobre património construído".

Em declarações à Lusa, o presidente daquela comunidade, João Veiga, explica que as cartas seguiram ainda para a Direção-Geral da Cultura do Norte (DRCN), para o Conselho Nacional de Cultura e para a sua Secção do Património Arquitetónico e Arqueológico (SPAA), para o Bloco de Esquerda (BE) e ainda para o Ministério do Negócios Estrangeiros na procura de mais transparência, nomeadamente da parte do Governo a quem solicitaram o parecer da UNESCO sobre este projeto.

Aquele responsável sublinhou que o IHSHG não tem "absolutamente" nada contra a Time Out, que "fez um excelente trabalho" na transformação do Mercado da Ribeira, em Lisboa, "mas sim, para com as entidades nacionais que não ponderam uma solução que vise proteger a integridade do edifício".

À Lusa, João Viegas disse não ver "nenhuma outra razão plausível" que leve aquelas entidades a aprovarem este projeto após uma "entidade internacional ter enviado um parecer negativo para a empreitada em causa".

"Demonstram uma preocupação menor pelo nosso património do que a própria comunidade internacional", concluiu.

No dia 20 de agosto, a Lusa noticiou que o projeto do Mercado Time Out Porto, na estação de São Bento, foi aprovado pela Direção-Geral do Património Cultural em maio, apesar das críticas da UNESCO quanto ao tamanho "intrusivo" da torre de 21 metros projetada para o local.

Nessa altura, a Câmara do Porto esclarecia também que "a decisão da câmara sobre o PIP só poderá ser proferida após receção da decisão final da DGPC (decisão essa que incorporará o parecer da UNESCO)".

Na mesma altura, o promotor da obra, esclarecia que o avanço da empreitada do mercado, com espaços de restauração e bares na ala sul da estação, continuava pendente da aprovação do Pedido de Informação Prévia (PIP) pela Câmara do Porto, que naquela semana reiterou desconhecer a aprovação final dada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Este parecer foi recebido pela Câmara do Porto no dia 05 de setembro, podendo a autarquia a partir daquela data apreciar o PIP apresentado pelo promotor.

Não havendo "desconformidades", referia o município, à data, "a autarquia agirá em conformidade".

VSYM (LIL)// LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.