Mais de mil hectares ardidos e prejuízos no setor primário em Valpaços

Mais de mil hectares ardidos e prejuízos no setor primário em Valpaços
| Norte
Porto Canal com Lusa

O incêndio em Valpaços, que deflagrou às 13h36 de sexta-feira e se encontra dominado desde as 03h55, consumiu mais de mil hectares, com prejuízos avultados para o setor primário, adiantou à Lusa o presidente do município.

"Já foram consumidos cerca de 1.044 hectares, com grande preponderância de floresta, mas também agrícola, com soutos, olivais e amendoais, e algumas colmeias, a serem devastados", disse o presidente da autarquia do distrito de Vila Real, Amílcar Almeida.

Presente no local a acompanhar as operações, Amílcar Almeida destacou os "avultados prejuízos no setor primário" quando a "maior preocupação" do município é fixar população.

O setor primário no concelho de Valpaços tem incidência na produção de castanha, azeite e amêndoa, mas também a produção de maças, mel, goji e mirtilos.

Amílcar Almeida pede "bom senso" ao Governo em relação à necessidade de ser criado um reservatório de água no concelho, para servir não só o setor primário, mas também para auxiliar em calamidades como os incêndios.

"É fundamental a água, contrariamente ao que alguns políticos dizem, quando falam na evaporação da água. É preciso perceber o processo fundamental da evaporação da água para a precipitação", vincou, lembrando o exemplo da região do Alentejo, que "já estaria ao abandono sem a barragem do Alqueva".

O autarca realça que sem apoios é preferível "darem um prémio às pessoas do interior para saírem para o litoral".

Na sexta-feira, os meios aéreos foram abastecer-se ao concelho de Montalegre, a cerca de 43 quilómetros de Valpaços, o que atrasou o combate ao fogo, acrescentou.

Com o fogo já dominado, Amílcar Almeida alertou no entanto para os "riscos de reacendimentos" e para o fator vento, que tem dificultado a ação dos bombeiros desde o início.

"O acalmar do vento durante a madrugada, permitiu controlar este incêndio", atirou, destacando ainda a "boa coordenação" entre a população local e os bombeiros.

Para o autarca social-democrata, os bombeiros devem "ser tratados de maneira diferente, para melhor", por serem "verdadeiros heróis".

O fogo, que teve início na freguesia de Ervões, em Valpaços, foi evoluindo chegando a ter quatro frentes ativas e entrado no concelho vizinho de Chaves, mobilizando 412 bombeiros apoiados por 127 viaturas. Durante a tarde de sexta-feira, o combate às chamas envolveu seis meios aéreos.

Por volta das 03h55 o incêndio foi dado como dominado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real e às 14h10 mobilizava ainda 235 operacionais, apoiados por 71 viaturas e um meio aéreo.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.