Mulheres empreendedoras reúnem-se em Coimbra para potenciar novos projetos

| País
Porto Canal / Agências

Coimbra, 05 mar (Lusa) - A associação portuguesa Word of Women (WOW) promove um encontro entre mulheres empreendedoras, em Coimbra, na sexta-feira, procurando que a partilha de ideias e de experiências potencie novos projetos no feminino.

"Num contexto de crise, inspirar, mostrar exemplos e desenvolver o 'networking' [redes de contactos] é uma lufada de ar fresco para as mulheres", explicou Romana Fresco, uma das fundadoras da associação, considerando que o atual momento leva à necessidade de as mulheres "procurarem um novo caminho e de se reinventarem".

O evento de sexta-feira, na Galeria Santa Clara, às 18:00, é aberto a todas as mulheres, estando também presentes mulheres com "projetos já implementados que poderão inspirar as outras a saírem da rotina e a mostrar que é possível", contou Romana Fresco.

Apesar de a questão "da igualdade de género não estar diretamente relacionada" com o encontro, segundo a fundadora, esta "acaba por vir ao de cima", procurando-se promover a própria entreajuda entre as mulheres.

A WOW nasceu há cerca de um ano, pela mão de Romana Fresco e de Mariana Alves, que, ao ficarem desempregadas, decidiram criar o projeto e posteriormente a associação sem fins lucrativos, com o intuito de divulgar eventos e notícias positivas em torno das mulheres, disse Romana Fresco, à Lusa.

Numa segunda fase, desenvolveram diversas reportagens à volta de projetos de empreendedorismo no feminino, de forma "a dar notoriedade e visibilidade" aos mesmos, sublinhou Romana Fresco, que conta com "uma bolsa de fotógrafas que trabalham em 'pro bono' para esta iniciativa".

A associação procura também divulgar "todos os apoios, programas e informação" que possam ajudar as suas associadas a iniciar ou a reforçar projetos de empreendedorismo.

O evento, que já tem confirmada a presença de pelo menos 35 mulheres em Coimbra, irá também ser realizado em Leiria, Aveiro e Santarém, querendo a associação espalhar este tipo de encontros pelo país, havendo a possibilidade de internacionalizar a iniciativa, avançou Romana Fresco.

JYGA // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.