Laboratório de investigação em sexologia oferece tratamento para disfunção eréctil

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 05 mar (Lusa) - O Laboratório de Investigação em Sexualidade Humana (SexLab) da Universidade do Porto anunciou hoje que está a oferecer um programa de tratamento para a disfunção erétil que pretende avaliar a eficácia da psicoterapia cognitivo-comportamental e do tratamento farmacológico.

Este estudo, que será realizado no Porto e em Lisboa, irá necessitar de participantes com o diagnóstico de disfunção erétil devido a fatores psicológicos (dificuldades de ereção sem causa médica associada), com idades entre os 18 e os 50 anos, numa relação heterossexual há seis meses ou mais, sem psicopatologia e problemas de saúde ou toma de medicação que interfiram com a resposta sexual.

Segundo o coordenador do SexLab, Pedro Nobre, os voluntários receberão tratamento psicológico ou farmacológico gratuito durante um período de três meses, sendo avaliados no início, durante e no final da intervenção. Os terapeutas envolvidos no tratamento psicológico são psicólogos clínicos com formação especializada em terapia sexual, reconhecidos pela Sociedade Portuguesa de Sexologia Clínica.

"A terapia cognitivo-comportamental é uma intervenção psicológica utilizada com sucesso numa grande variedade de problemas psicológicos (desde a ansiedade até à depressão) e tem sido aplicada de forma sistemática também no domínio das dificuldades sexuais", salientou o investigador.

O tratamento farmacológico será da responsabilidade do médico urologista Pedro Vendeira, especialista em medicina sexual, e consistirá na toma de medicação com "inibidores da fosfodiasterase-5 (inibidores da PED-5)".

O estudo será levado a cabo na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Os tratamentos (psicoterapia e medicação) serão prestados de forma gratuita e será garantida a total confidencialidade dos participantes.

Pedro Nobre considera que "este estudo pode ter implicações muito importantes no desenvolvimento e aperfeiçoamento de tratamentos psicológicos mais eficazes para as dificuldades sexuais e ajudar a desvendar os mecanismos de mudança terapêutica, permitindo um melhor conhecimento dos processos envolvidos no sucesso terapêutico".

Os interessados em participar neste estudo devem enviar um email para sexlab.fpceup@gmail.com.

O SexLab é o primeiro laboratório do país a conduzir de forma regular estudos de natureza experimental e psicofisiológica em sexologia em Portugal.

PM // JAP

Lusa/Fim

+ notícias: País

MB Way "em baixo". Transferências e pagamentos com dificuldades

Ao longo da manhã desta terça-feira, os utilizadores de MB Way estão a sentir dificuldades em utilizar a aplicação para fazer transferências e/ou pagamentos. A informação está a ser avançada pelo Jornal de Notícias que, após ter contactado a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), fala em alguns “constrangimentos técnicos”.

Saiba a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a chave do sorteio desta terça-feira.

Força Aérea Portuguesa é chamada pela primeira vez para intercetar aviões russos em espaço aéreo da NATO

A Força Aérea Portuguesa (FAP) intercetou na segunda-feira duas aeronaves russas que se aproximavam do espaço aéreo da NATO e escoltou-as de volta à fronteira dos estados bálticos, divulgou este ramo das Forças Armadas.