Luís Castro é o novo treinador do Futebol Clube do Porto

Luís Castro é o novo treinador do Futebol Clube do Porto
| FC Porto
Porto Canal

Paulo Fonseca cessou hoje funções como treinador do FC Porto, anunciou o clube tricampeão nacional de futebol num comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"A Futebol Clube do Porto, SAD vem informar que, em reunião havida esta manhã acordou com o treinador da sua equipa principal de futebol, Senhor Paulo Fonseca, a cessação das suas funções", anunciou o FC Porto.

Ainda de acordo com o comunicado, foi "decidido pelo Conselho de Administração que a função de treinador da equipa principal de futebol é assumida, interinamente, pelo treinador da equipa B, Senhor Luís Castro".

A equipa técnica comandada por Luís Castro integra ainda António Folha e José Tavares, que transitam igualmente do FC Porto B, bem como Paulinho Santos e Wil Coort, que se mantêm assim em funções.

Paulo Fonseca deixa FC Porto nove meses após chegar ao Dragão

Paulo Fonseca, que hoje abandonou o comando técnico dos “dragões”, chegou em junho de 2013 ao FC Porto após levar o Paços de Ferreira aos “play-off” da I Liga dos Campeões de futebol.

A missão de Paulo Fonseca - de 41 anos, nascido em Nampula, Moçambique, com uma ascensão meteórica como treinador (há cinco anos treinava na III Divisão) - revelou-se, no entanto, difícil desde o primeiro dia em que sucedeu a Vítor Pereira nos tricampeões nacionais.

O FC Porto começou a época com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, com um triunfo sobre o Vitória de Guimarães, por 3-0, mas a demora em consolidar um fio de jogo, a eliminação precoce da Liga dos Campeões e a inconsistência no campeonato levaram à rutura hoje oficializada e há muito aguardada pelos adeptos portistas.

O antigo defesa central iniciou a carreira de treinador nos escalões de formação do Estrela da Amadora, em 2005/06, uma época depois de ter posto um ponto final na de jogador, na qual vestiu as camisolas de Barreirense, Leça, Belenenses, Marítimo, Vitória de Guimarães e do emblema da Amadora.

Duas épocas depois, Paulo Fonseca mudou-se da Amadora para Sintra, onde orientou o 1.º de Dezembro e assegurou a manutenção na III Divisão.

No entanto, o técnico acabou por “subir” à II Divisão, para treinar o Odivelas, conseguindo o quinto lugar na Série D.

Paulo Fonseca permaneceu neste escalão, mas cruzou o rio Tejo e tornou-se timoneiro do Pinhalnovense em 2009/10, levando o clube aos quartos de final da Taça de Portugal (“caiu” diante a Naval 1.º de Maio) e ao sétimo lugar da Zona Sul.

Na época seguinte, o treinador manteve-se no emblema do Pinhal Novo e voltou a brilhar na Taça de Portugal, sucumbindo apenas frente ao FC Porto (2-0), novamente nos quartos de final, antes de concluir o campeonato em quarto.

Cumprida a sua mais longa experiência até agora nos escalões seniores, Paulo Fonseca transitou para os escalões profissionais ao serviço do Desportivo das Aves.

Chegou novamente aos “quartos” da Taça de Portugal, perdendo com a Académica, que viria a conquistar o troféu, e ficou à beira da subida à I Liga, com o terceiro lugar, a dois do promovido Moreirense.

No início de 2012/13, sucedeu no Paços de Ferreira ao veterano Henrique Calisto, que tinha conseguido a manutenção, e empreendeu a melhor época de sempre na formação da “Capital do Móvel”.

Além de destronar o Sporting de Braga do terceiro lugar, chegou às meias-finais da Taça de Portugal, em que foi eliminado pelo Benfica, por 3-1 no conjunto das duas mãos, falhando apenas a segunda fase da Taça da Liga.

A época foi de tal forma bem sucedida que o Paços de Ferreira só perdeu com os “grandes”, somando seis derrotas em 41 encontros, três dos quais frente ao Benfica (1-2 e 3-0 para a I Liga e 0-2 na meia-final da Taça de Portugal), duas diante do FC Porto (2-0 em ambos os encontros para o campeonato) e uma com o Sporting (1-0 na Taça da Liga).

Depois de ter sido contratado pelo FC Porto em 1995/96, o defesa, que cresceu no Barreiro, acabou por nunca vestir a camisola "azul e branca", uma vez que foi cedido por empréstimo ao Leça e, depois, serviu de "moeda de troca" na contratação de Capucho ao Vitória de Guimarães.

Paulo Fonseca deixou o FC Porto no terceiro lugar da I Liga, com 43 pontos, a nove do líder Benfica e a quatro do Sporting (2.º), com 13 vitórias, quatro empates e quatro derrotas nos 21 jogos realizados (39-16, em golos).

Para a história negativa de Paulo Fonseca no comando técnico dos “dragões” ficou ainda a desastrosa fase de grupos da Liga dos Campeões, em que o FC Porto foi afastado sem ter conseguido vencer, pela primeira vez, qualquer jogo em casa.

Caído para a Liga Europa, o estigma de não vencer em casa continuou com o empate frente ao Eintracht Frankfurt, a 2-2, amenizado pelo empate a 3-3 na segunda mão, na Alemanha, que permitiu aos “dragões” avançar para os oitavos de final.

 

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.