Info

Guiné-Bissau com perspetivas económicas favoráveis - BCEAO

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Bissau, 11 set 2019 (Lusa) - A diretora nacional do Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO) na Guiné-Bissau disse hoje que as perspetivas económicas do país são favoráveis devido ao programa de investimento público e campanha de caju.

"Os conselheiros notaram que as perspetivas económicas são favoráveis graças à boa execução do programa de investimento público, mas também ao bom desempenho da campanha de caju", afirmou Helena Embaló aos jornalistas, no final da reunião do Conselho Nacional de Crédito para analisar o desempenho da economia guineense no segundo trimestre do ano.

Segundo Helena Embaló, os conselheiros registaram "com satisfação" o avanço de alguns projetos de investimento público e recomendaram ao Governo para ir "mais longe na digitalização da economia e dos pagamentos públicos", de forma a permitir maior controlo e segurança das transações financeiras.

"Relativamente à campanha de caju há um dinamismo que podia ser melhor se não fosse a quebra do preço no mercado internacional, mas em 2019 verifica-se um aumento do montante da castanha exportada com quase 180 mil toneladas, em agosto, contra as 130 mil toneladas no mesmo período do ano passado", salientou.

Em relação às finanças públicas, a diretora nacional do BCEAO disse que há degradação de alguns indicadores e que foi "recomendado ao Governo para acelerar as reformas tributárias e o alargamento da base tributária".

Helena Embaló destacou também que houve um aumento do crédito à economia, por causa da campanha de exportação e comercialização da castanha de caju, mas a oferta de crédito continua insuficiente face à procura.

MSE // JH

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Covid-19: Portugueses no Norte de Itália relatam situações de pânico

Itália é o país europeu com maior número de infetados, sendo que onze pessoas já morreram. Os portugueses que vivem no Sul do país dizem não sentir os efeitos do vírus mas, a Norte falam em situações de pânico e muitas restrições.

Automóvel atropela desfile de Carnaval na Alemanha, vários feridos

Um automóvel avançou hoje sobre um desfile de Carnaval em Volkmarsen, no centro da Alemanha, fazendo vários feridos, segundo a polícia.

Covid-19: Anunciada segunda morte em Itália. 50.000 pessoas estão em quarentena

Uma segunda pessoa, com coronavírus Covid-19, morreu hoje em Itália, onde foram identificados mais de 30 casos de contaminação até agora, dos quais 25 casos na Lombardia (região de Milão), anunciaram agências de notícias italianas.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.