Info

Exposição de pintura de Adriana Proganó explora os maus comportamentos

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 set 2019 (Lusa) - Uma exposição de pintura de Adriana Proganó, na qual a artista explora o descontrolo das emoções e dos comportamentos, vai ser inaugurada na quinta-feira, na Galeria da Boavista, em Lisboa.

Intitulada "Bad Behaviour [Mau Comportamento]", a exposição tem curadoria de Sara Antónia Matos e Pedro Faro, e será inaugurada às 18:00 de quinta-feira, ficando patente até 24 de novembro deste ano.

A exposição propõe "uma imersão crítica no universo da pintura e da arte, na qual se exploram o descontrolo dos comportamentos e se valorizam os impulsos, a liberdade da ação humana, a desconstrução de cânones e da prática da arte", segundo a galeria.

São apresentadas várias pinturas a óleo sobre tela, numa montagem original animada por vários elementos decorativos e cenográficos, nomeadamente uma 'obra-tapete' e uma 'obra-escada', "que configuram a experiência do espaço e da exposição como instalação", segundo a galeria.

Nas palavras dos curadores, nas pinturas de Adriana Proganó, e na forma como pensa o espaço na pintura, a artista "experimenta até onde pode ir a elasticidade dos corpos e das emoções, o limite da artificialidade, quebrando, de certo modo, uma determinada sensação de tédio na produção cultural".

"O significado de cada uma destas obras e situações propostas, reações a uma ideia de mundo regular, como lugar incompreensível, surge de uma ponderação aparentemente ingénua sobre vários dilemas contemporâneos, questionando os padrões, grelhas e regras a que somos subtilmente submetidos", prossegue a curadoria sobre o conceito das obras.

As suas pinturas são habitadas por figuras em posições aparentemente insólitas ou pouco convencionais, muitas vezes de pernas abertas e saias levantadas, desafiando escrúpulos e pudores sociais.

De nacionalidade luso-italiana, Adriana Proganó nasceu em 1992, na Suíça, e vive e trabalha nas Caldas da Rainha.

Licenciada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD), em 2017, desenvolveu estudos de pintura da Accademia di Belli Arti, em Veneza, durante 2015 e 2016.

Está neste momento a terminar o mestrado de artes plásticas na ESAD.

Realizou a sua primeira exposição individual, "Garden", na Galeria Lehmann Silva, no Porto, em 2018, e participou em várias exposições coletivas, entre elas, a Bienal de Arte de Cerveira, em 2017, e a exposição "Take the risk", no Tómas Hipólito Studio, em Lisboa, em 2019.

AG // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Queda de elevador em edifício na Av. Casal Ribeiro em Lisboa provoca um morto

Um homem morreu hoje na sequência da queda de um elevador, ao qual fazia manutenção, numa instituição bancária na Avenida Casal Ribeiro, em Lisboa, disse à Lusa fonte dos bombeiros.

Ordem dos Médicos diz que número de formação em 2020 será o maior de sempre

O número de vagas para internato médico do próximo ano será o "maior de sempre", anunciou hoje a Ordem dos Médicos, adiantando que haverá mais de 1.800 vagas para especialidade médica, mais uma centena do que no ano passado.

PJ detém homem de 36 anos por suspeita de fogo posto em Viseu

Um homem desempregado, de 36 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeita de ter ateado um incêndio florestal em Viseu, foi hoje anunciado.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.