Seis meios aéreos combatem incêndio de grandes proporções em Valongo

| Norte
Porto Canal com Lusa

Um incêndio de grandes proporções está a lavrar em zona de mato em Sobrado, Valongo, e está a ser combatido por seis meios aéreos, 178 operacionais e 48 veiculos, apurou esta terça-feira o Porto Canal junto das autoridades no terreno. O vento está a dificultar o combate às chamas.

Atualizado 11-09-2019 14:31

Atualizado 10-09-2019 17:37

 A41 cortada no sentido Porto--Penafiel devido a fogo em Valongo

A Autoestrada 41 (A41) está cortada no sentido Porto--Penafiel, ao quilómetro 22, em Alfena, na sequência do incêndio que lavra em Valongo desde as 12:27 e mobiliza 178 operacionais e seis meios aéreos, adiantou à Lusa fonte da GNR.

Segundo a página na Internet da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, o incêndio, com duas frentes ativas, mobilizava, pelas 17:30, 178 operacionais, apoiados por 49 veículos e seis meios aéreos.

O incêndio em Alfena, no concelho de Valongo, está "descontrolado" devido às "fortes rajadas de vento", disse hoje à Lusa o comandante operacional municipal.

Segundo Delfim Cruz, o fogo, que começou hoje às 12:27 em Alfena, "já passou para Valongo, no distrito do Porto, seguindo em direção à Quinta Rei, onde estão sediados meios da Afocelca", empresa parceira do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais.

Apesar da progressão do fogo, o responsável referiu que não há habitações em risco.

O alerta especial vermelho de agravamento do risco de incêndio florestal que vigora em vários distritos vai terminar às 23:59 de hoje, passando todo o continente a estar em alerta laranja, devido à diminuição das temperaturas até quinta-feira.

O anúncio foi feito hoje pelo ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, numa conferência de imprensa que decorreu nas instalações da proteção civil, em Carnaxide, distrito de Lisboa, ressalvando contudo que pode ser novamente decretado um novo alerta vermelho se as condições se agravarem a partir de quinta-feira.

 

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.