Durão Barroso elogia "todos os esforços" de Cavaco Silva em busca de consensos

| Política
Porto Canal / Agências

Bruxelas, 13 jun (Lusa) -- O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, elogiou hoje "todos os esforços que o Presidente da República" tem desenvolvido em busca de consensos, políticos e sociais em Portugal, sublinhando a importância dos mesmos para o país reconquistar a confiança.

José Manuel Durão Barroso, que falava numa conferência de imprensa conjunta com Aníbal Cavaco Silva, depois de uma reunião de trabalho na sede da Comissão, em Bruxelas, comentou que "há hoje um problema adicional na Europa", de "falta de confiança", agravada quando há "diferentes capitais europeias a darem opiniões muito contraditórias" ou "forças políticas essenciais a discordarem do que é o mais importante para aplicar medidas de recuperação económica".

Sustentando que as "divergências político-ideológicas" são "normais em democracia" o presidente da Comissão ressalvou, todavia, a necessidade de haver "um esforço de consenso político e social para medidas que são medidas de médio e muitas vezes de longo prazo", até porque "nenhum governo sozinho vai fazer o que quer que seja na Europa", já que o que a situação atual reclama são "medidas programadas para além da vida de vários governos".

"Desse ponto de vista, só podemos apreciar todos os esforços que o Presidente da República Portuguesa tem feito no sentido de um consenso político e social em Portugal, e também no sentido de se pensar a médio e longo prazo", declarou, acrescentando que tal é a "chave para o sucesso" e "para a confiança dos investidores em Portugal".

Durão Barroso recebeu hoje Cavaco Silva no final de uma visita do chefe de Estado às instituições europeias, iniciada quarta-feira com a deslocação do Presidente da República ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, seguida de encontros, mantidos hoje em Bruxelas, com o presidente do Conselho Europeu, Herman van Rompuy, de manhã, e com o presidente da Comissão, bilateralmente e depois com alguns comissários.

ACC // SMA

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.