Presidente da Câmara da Maia pede responsabilização de todos os acionistas da TECMAIA

| Norte
Porto Canal com Lusa

O presidente da Câmara da Maia, a quem o tribunal confirmou perda de mandato pelo envolvimento no processo da extinta TECMAIA, defendeu esta terça-feira que o Governo deve ordenar aos restantes acionistas daquela empresa municipal que assumam as suas responsabilidades.

Atualizado 04-09-2019 11:14

“O Governo vai ter que dar ordens, ou dar aceitação ou anuência, a que essas entidades – AICEP, IAPMEI e Portugal Adventure -, assumam também a sua quota parte de responsabilidade, que são os restantes 49% que detêm na empresa”, declarou hoje o presidente da Câmara da Maia, António Tiago Silva, um dia após saber que o Tribunal Central Administrativo Norte (TCAN) confirmou a perda de mandato.

Em causa está um processo movido pelo partido Juntos pelo Povo (JPP) que critica a assunção pela autarquia de uma dívida de 1,4 milhões de euros, que o Fisco imputara ao presidente da câmara, Silva Tiago, ao seu antecessor e atual presidente da Assembleia Municipal, Bragança Fernandes, bem como ao vereador Mário Neves, enquanto ex-administradores da extinta empresa municipal TECMAIA.

Na segunda-feira, o Tribunal Central Administrativo Norte confirmou a decisão de abril, do Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto, de perda de mandato do presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, e do vereador Mário Neves, eleito pela mesma coligação.

À margem da inauguração hoje das novas instalações do grupo Porto Editora, na zona industrial da Maia, Silva Tiago asseverou que a “autarquia assumiu a totalidade da dívida fiscal na base dos seus 51% de capital”, mas que esse facto não irá impedir que a autarquia venha a exigir aos outros acionistas – “o Estado e a administração central” - as suas responsabilidades.

Segundo o autarca, os restantes acionistas são a IAPMEI -Agência para a Competitividade e Inovação, AICEP -Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e a Portugal Venture.

O presidente da Câmara da Maia, que já anunciou que vai recorrer da decisão, assumiu-se “indignado com a justiça”.

“Acho que é uma decisão errada, absurda, injusta, desproporcionada e, portanto, eu vou recorrer para as instâncias superiores e estou convencidíssimo de que a justiça em Portugal existe e que me vai ser favorável”.

“Há aqui um imoralidade total, porque a Autoridade Tributária fez uma inspeção à empresa e fê-la depois de ela estar num processo de liquidação imposta ao tempo da ‘troika’ [Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia]”, defendeu.

O autarca reiterou que o que a Câmara da Maia fez foi pagar os impostos de uma empresa municipal onde detém a maioria do capital (51%) e acrescenta que a autarquia não foi prejudicada.

“A autarquia tinha sempre que assumir as suas responsabilidades de empresa, no reequilíbrio financeiro, e a autarquia, como não o pôde fazer dessa forma, fê-lo pagando ao Estado. Aquilo que foi pago pela Câmara da Maia, foi ao Ministério das Finanças, não foi a mais ninguém”.

“O outro capital é do Estado, é da administração central IAPMEI [Agência para a Competitividade e Inovação] AICEP [Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal] e a Portugal Venture, que são os outros acionistas da empresa”, assinalou.

Questionado pelos jornalistas sobre como vai reagir se o Tribunal Supremo não lhe der razão no recurso que vai interpor, o presidente da Câmara da Maia afirmou que ficará com “muita pena”, mas diz que vai “respeitar a ordem da Justiça e do Direito”.

Sobre se continuava a ter o apoio do PSD, o autarca assumiu que gosta “imenso do doutor Rui Rio” e que Rui Rio também gosta muito dele.

“Somos pessoas honestas, integras, só fazemos bem à comunidade e a Maia é hoje o que é, deve-se em muito ao meu trabalho diário e permanente e responsável, honesto e honroso”.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.