Dívida de 1,7 ME à Águas do Noroeste põe PSD contra Câmara em Vieira do Minho

| Norte
Porto Canal / Agências

Vieira do Minho, 13 jun (Lusa) - O PSD de Vieira do Minho classificou hoje de "desastroso e quase incomportável" para o Município o acordo celebrado para pagamento da dívida à empresa Águas do Noroeste, que ascende a 1,7 milhões de euros.

Na resposta, o presidente da Câmara, Jorge Dantas (PS), lembrou que as dívidas foram sendo acumuladas desde 2005 e que "têm de ser pagas", mas aconselhou os social-democratas a "não se preocuparem muito com o assunto".

"Quem vai pagar as dívidas sou eu e não eles", afirmou.

Segundo o acordo, a dívida vai ser paga até 2018, em prestações mensais de 35.339 euros, sendo aplicados juros à taxa anual de 6,5%.

Para o PSD de Vieira do Minho, trata-se de um acordo "desastroso e quase incomportável" para os cofres do Município, "que certamente terá de ser pago com o dinheiro dos vieirenses" e que só terá sido celebrado após "ameaça de penhora".

Jorge Dantas admitiu que o acordo acarretará "dificuldades acrescidas" para a gestão do Município, mas sublinhou que "as dívidas são para se pagarem".

"O que é melhor? Pagar o que se deve ou continuar a agravar a dívida?", questionou, desmentindo ainda "perentoriamente" qualquer ameaça de penhora.

O PSD considera que a dívida se deve à má gestão da empresa municipal responsável pelo setor (EPMAR), mas o presidente da Câmara contrapõe que o principal problema tem a ver com os "valores elevados" cobrados aos municípios pela Águas do Noroeste.

A Águas do Noroeste é empresa responsável pelos sistemas multimunicipais de captação, tratamento e abastecimento de água e de saneamento da região.

VCP // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Trabalhadores da Continental Mabor em Famalicão exigem aumentos salariais

Os trabalhadores da fábrica de Vila Nova de Famalicão da multinacional alemã Continental Mabor concentraram-se esta quinta-feira frente à fábrica para reivindicar um aumento salarial intercalar de 40 euros, para fazer face ao aumento do custo de vida.

Município de Chaves apresenta nova imagem

Chaves lançou uma nova "marca" como símbolo representativo do concelho e do seu território. Esta simbologia, de acordo com o município, reflete as influências dos povos que ao longo da história passaram por Aquae Flaviae, celebrando os seus tempos áureos e recriando a história, modernidade e identidade.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas e com um reforço de outras já existentes.

O Presidente do Turismo do Porto e Norte diz que este acréscimo vai contribuir para uma subida das receitas hoteleiras da região.