Câmara do Porto congratula-se com operação de combate ao tráfico de droga em bairros

| Norte
Porto Canal com Lusa

A Câmara do Porto congratulou-se hoje com a intervenção da PSP nos bairros Pinheiro Torres e Pasteleira Nova cuja operação de combate ao tráfico de droga resultou, até ao momento, na apreensão de "droga e armas".

Em comunicado, a autarquia salienta que "esta intervenção das forças de segurança vem dar resposta aos pedidos, feitos há muito", junto da tutela e da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP).

A PSP está a realizar uma ação de combate ao tráfico de droga nos bairros Pinheiro Torres e Pasteleira Nova, no Porto, tendo já apreendido "droga e armas", disse hoje fonte daquela polícia, pelas 09:00.

Fonte das relações públicas do Comando Distrital da PSP do Porto disse à Lusa que a operação teve início cerca das 07:00 e prevê mais de duas dezenas de buscas domiciliárias naqueles dois bairros sociais.

A PSP não adianta para já se há detidos, bem como a quantidade de droga e o tipo de armas apreendidas.

Na mesma nota, a câmara sublinha ainda que "continuará empenhada numa política de firme atuação que passa, nomeadamente, pelo despejo de inquilinos de habitações sociais que venham a ser condenados, em primeira instância, pela prática de tráfico de droga nestas habitações".

A 28 de junho, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, admitiu em reunião do executivo ter a intenção de instalar câmaras de videovigilância no bairro de Pinheiro Torres, onde o aumento do tráfico de droga gerou um clima de medo entre os moradores.

No período dedicado ao público, uma moradora daquele bairro, que pediu o anonimato por questões de segurança, garantiu que vive permanentemente num clima de medo face ao aumento do tráfico de droga resultante do processo de demolição das torres do bairro Aleixo.

Já em julho, Rui Moreira anunciou numa reunião do executivo que o Ministério da Administração Interna tinha autorizado "policiamento gratificado" em zonas "particularmente sensíveis" onde o tráfico de droga se reveste de "especial gravidade".

Em maio, o Bloco de Esquerda denunciou, em reunião da Assembleia Municipal do Porto, que o desmantelamento do bairro do Aleixo estava a conduzir a uma "pulverização" do consumo e tráfico de droga na cidade.

Numa pergunta dirigida ao ministro da Administração Interna, os deputados do CDS-PP eleitos pelo Porto questionaram, em julho, o Governo sobre o reforço de meios policiais nos bairros municipais situados na envolvente do Aleixo, nomeadamente nos bairros de Lordelo, Pinheiro Torres e Mouteira.

De acordo com informação da Câmara do Porto disponível na Internet, o bairro Pinheiro Torres, localizado na União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos, foi construído em 1970 e requalificado em 2010, sendo constituído por 428 fogos, distribuídos por 11 blocos.

Já o Pasteleira Nova, que fica na mesma freguesia e a poucos metros de distância do Pinheiro Torres, foi construído em 2001 e conta com 350 fogos.

Nestes dois bairros vivem mais de 2.000 pessoas.

+ notícias: Norte

Homem fica preso entre camião e muro em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho fez uma vítima, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Atualização do estado da vítima do acidente em trabalho em Viana do Castelo

Um acidente de trabalho que provocou um atropelamento, fez uma vítima grave, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São Romão de Neiva, em Viana do Castelo, avançou ao Porto Canal fonte do Comando Territorial de Viana do Castelo.

Homem morre após acidente de trator em Viseu

Um homem, perdeu a vida na sequência de um acidente com um trator, esta sexta-feira de manhã, na freguesia de São João de Lourosa, em Viseu, adiantou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu.