Pinto da Costa: "A casa de Luanda é um marco do FC Porto no mundo"

| FC Porto
Porto Canal com fcporto.pt

O Museu FC Porto inaugurou esta sexta-feira a exposição A Casa de Luanda no Porto, que estará patente na galeria azul e branca até ao final de outubro. A abertura da mostra cultural contou com a presença de Rui Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Porto, Carlos Alberto Fonseca, embaixador de Angola, Agostinho Rocha, presidente da Casa do FC Porto em Luanda, e de Jorge Nuno Pinto da Costa, que salientou a importância da instituição angolana, na qual “sempre se viveu o FC Porto”.

Atualizado 24-08-2019 11:39

Pinto da Costa
“Foi há 22 anos que se ergueu a Casa do FC Porto de Luanda e tive a felicidade de estar presente na tomada de posse da primeira Direção, que na altura era presidida pelo senhor António Sousa. Por essa Casa passaram grandes homens e aí sempre se viveu o FC Porto. Frequentei-a algumas vezes e sei que ali se respira FC Porto. Essa Casa foi importante no relacionamento entre o Porto e Luanda. A geminação das duas cidades será profícua e faço votos para que assim seja. O Porto voltou a ter um presidente da Câmara que ama a cidade, que respeita a cidade e que quer criar laços de amizade na cidade. A cidade do Porto faz questão de mostrar que somos gémeos da cidade de Luanda. Desde cedo me senti apaixonado por Luanda e sempre tive lá grandes amigos. Estou muito feliz por estar aqui a abraçar Luanda a partir da cidade do Porto. A Casa de Luanda é um marco do FC Porto no mundo, mas o FC Porto está espalhado por todo o mundo. Quero que os angolanos se sintam no Porto e no FC Porto como se estivessem em casa. O FC Porto já teve grandes jogadores angolanos. Quem amar a cidade do Porto, tem que amar o FC Porto e todas as instituições que são um símbolo da cidade.”

Rui Moreira (presidente da Câmara Municipal do Porto)
“O Porto é uma cidade onde as pessoas escolhem os seus amigos e os seus afetos. Entre o Porto e Luanda existe uma longa história de respeito, amizade e consideração. A minha presença aqui, em nome da cidade do Porto, demonstra esses sentimentos. Há uma grande amizade entre as duas cidades. Quero também deixar uma palavra ao meu querido amigo presidente do FC Porto. Enquanto eu for presidente da Câmara, não haverá neutralidade, pois sabemos bem quais são os símbolos da nossa cidade e o papel que desempenham. A cidade do Porto é, para nós, uma pátria.”

Carlos Alberto Fonseca (embaixador de Angola)
“Não podia deixar de estar aqui, pois este é mais um elo de ligação entre Luanda e o Porto, duas cidades amigas que se respeitam muito. É também mais um elo de ligação entre Angola e Portugal. São dois povos amigos que estão ligados por muitas razões e muitos motivos. Esta iniciativa tem um significado muito grande, pois o desporto simboliza muitas coisas importantes na sociedade. Agradeço o convite que me foi endereçado para estar aqui.”

Agostinho Rocha (presidente da Casa do FC Porto em Luanda)
“Estou extremamente emocionado, porque a Casa do FC Porto em Luanda é uma das paixões da minha vida. Adoro esta casa, luto e faça tudo por esta casa. O FC Porto representa muito na minha vida. Cheguei a esta cidade com 16 anos e tive a oportunidade de acompanhar o presidente Pinto da Costa no primeiro mandato. Desde esses momentos, a paixão por este clube foi sempre maior. Quis levar o FC Porto para a minha terra e, quando voltei a Angola, a primeira coisa que fiz foi criar esta casa, que até começou com jantares à quinta-feira com amigos portistas. É uma casa de desafios constantes, de atrevimento, porque nos mobilizamos. Estar em Angola e a representar o FC Porto é um orgulho e uma grande honra. Aproveito para saudar o presidente Pinto da Costa, pela empatia e porque nada disto era possível sem ele.”

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.