Portal assinala 40 anos do SNS para recordar "pilar da democracia"

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 19 ago 2019 (Lusa) -- O Ministério da Saúde lançou um portal para assinalar os 40 anos do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que tornou o acesso a cuidados de saúde "geral, universal e gratuito".

O portal recorda a criação do SNS, a 15 de setembro de 1979, destacando a "grande reforma, realizada por António Arnaut," sendo que a "audácia dos seus criadores" trouxe "uma das mais importantes conquistas do regime democrático e um importante pilar da sua legitimação".

Cerca de duas dezenas de ministros ao longo dos 40 anos do SNS são recordados no novo portal.

Numa mensagem no novo site, a atual ministra Marta Temido recupera as palavras do fundador António Arnaut para descrever que o SNS mudou Portugal: "melhorou a qualidade de ida, a justiça social, a confiança e a dignidade dos portugueses".

Com o SNS, o acesso a cuidados passou a ser universal, porque garante o direito à saúde a todos, independentemente da sua condição económico-social. Passou também a ser gratuito, embora financiado pelos contribuintes.

No portal é ainda traçada uma "cronologia" dos últimos 40 anos do SNS, começando na sua criação, em 1979, até aos dias de hoje, em 2019, com o projeto de "um modelo de gestão autónoma para os hospitais".

A erradicação mundial da varíola, em 1980, a carreira de enfermagem, a aprovação da Lei de Bases da Saúde de 1990, o início do programa de transplantes hepáticos e a introdução de novas vacinas são algumas das efemérides ou conquistas assinaladas na cronologia.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde indicou que o portal vai sendo dinamizado, com "atualizações constantes", não só a recordar marcos históricos ao longo das últimas quatro décadas, como também com introdução de iniciativas relacionadas com o SNS.

ARP // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.