Sete distritos sob aviso vermelho devido a agitação marítima

Sete distritos sob aviso vermelho devido a agitação marítima
| País
Porto Canal

Sete distritos do continente estão hoje sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas com 7 a 9 metros, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso vermelho (situação meteorológica de risco extremo) entre as 12:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, prevendo-se ondas de noroeste com 7 a 9 metros de altura.

O IPMA colocou também os distritos de Setúbal, Beja e Faro sob aviso laranja, o segundo mais grave, devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros, entre as 15:00 e as 12:00 de terça-feira.

Também a Madeira está sob aviso laranja por causa do estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros de altura entre as 21:00 de hoje e as 04:00 de terça-feira.

Este aviso já levou a capitania do porto do Funchal a emitir um "aviso de agitação marítima forte" para o arquipélago a vigorar até às 18:00 horas de segunda-feira.

A capitania recomenda, por isso, que na costa norte "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Vila Real, Bragança, Viseu Guarda e Castelo Branco sob aviso amarelo, o terceiro mais grave, devido à previsão de vento forte com rajadas da ordem dos 95 quilómetros/hora nas terras altas.

Este aviso vai estar em vigor entre as 05:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira.

O instituto prevê para hoje, nas regiões do norte e centro do continente, céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que poderão ser de granizo e de neve acima de 800/1000 metros de altitude.

As previsões apontam também para a existência de vento moderado predominando de noroeste, soprando moderado a forte no litoral com rajadas da ordem de 65 quilómetros/hora, e forte com rajadas da ordem de 95 quilómetros/hora nas terras altas, além de uma descida da temperatura mínima, em especial nas regiões do interior e pequena descida da temperatura máxima.

No sul, prevê-se céu com períodos de muita nebulosidade, tornando-se pouco nublado a partir do final da tarde, possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos no Alentejo, vento moderado de noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas e pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e Évora 14 graus Celsius, no Porto 12, Viana do Castelo, Leiria, Coimbra, Castelo Branco e Beja 13, Viseu e Bragança 9, Guarda 5, Faro 17, Santa Cruz das Flores, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada 17 e Funchal 20.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".