PR moçambicano visita Rússia a convite de Putin

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 19 ago 2019 (Lusa) - O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, vai fazer a partir de terça-feira uma visita de trabalho à Rússia, no âmbito de um convite formulado pelo Presidente russo, Vladimir Putin, informa um comunicado oficial.

"A visita do chefe de Estado moçambicano inscreve-se no quadro da consolidação e aprofundamento das relações de amizade e cooperação existentes entre Moçambique e Rússia", lê-se num comunicado da Presidência da República de Moçambique distribuído hoje à imprensa.

Na Rússia, o chefe de Estado moçambicano vai manter conversações oficiais com Vladimir Putin, participar na abertura do Fórum empresarial Moçambique - Rússia e reunir-se com a comunidade moçambicana naquele país.

"Trata-se de uma visita histórica, visto que é a primeira que um chefe de Estado moçambicano realiza à Rússia, desde a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas [URSS], em 1991, sendo que a última visita à Moscovo foi realizada pelo antigo Presidente, Joaquim Chissano, em 1987", acrescenta a nota.

O chefe de Estado moçambicano tem na sua comitiva os ministros da Defesa, Atanásio Mtumuke, dos Recursos Minerais e Energia, Max Tonela, além das vice-ministras dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Lucas, e da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Leda Hugo.

EYAC // SB

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.