Brexit: Saída sem acordo levará a escassez de combustível, comida e fármacos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Londres, 18 ago 2019 (Lusa) -- Documentos oficiais divulgados hoje pelo jornal Sunday Times alertam que uma saída do Reino Unido da União Europeia (UE) sem acordo vai implicar um período de escassez de combustível, alimentos e medicamentos e o caos nos portos britânicos.

O novo primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, prometeu que o Reino Unido vai sair da UE a 31 de outubro, com ou sem acordo.

Dadas as dificuldades que se colocam a uma renegociação do acordo fechado com Bruxelas pela ex-primeira-ministra Theresa May nas 10 semanas que faltam até 31 de outubro, data prevista para o 'Brexit', a possibilidade de uma saída sem acordo parece a mais provável.

O Sunday Times publicou hoje o que afirma ser um estudo confidencial do executivo sobre as consequências mais prováveis de sair sem acordo.

Segundo o relatório, uma saída abrupta pode levar à escassez de alimentos frescos e a perturbações "significativas" no fornecimento de medicamentos, que podem prolongar-se por seis meses.

É também possível que se verifique escassez de água, devido a possíveis interrupções na importação de químicos para o tratamento das águas.

O documento estima também que até 85% dos camiões que atravessam o Canal da Mancha "podem não estar preparados" para as formalidades das alfândegas francesas, o que provocaria longas filas que podem prolongar-se por dias e, consequentemente, graves perturbações no tráfego dos portos britânicos durante meses.

Cerca de 75% dos medicamentos chegam ao Reino Unido através do Canal da Mancha, o que "os torna particularmente vulneráveis a atrasos graves".

As dificuldades que se colocam ao Reino Unido em caso de 'Brexit' sem acordo têm sido avaliadas regularmente em estudos académicos e de associações empresariais ou outras, mas têm sido repetidamente desvalorizadas e qualificadas de alarmistas pelos defensores da saída do país da UE.

O Governo britânico não respondeu a um pedido de comentário do jornal.

O ministro para o 'Brexit', Steve Barclay, assinou hoje a ordem que revoga a Lei das Comunidades Europeias de 1972, que determinou a adesão do Reino Unido à então Comunidade Europeia e transferiu toda a legislação da UE para o direito britânico.

A ordem produzirá efeito quando o Reino Unido formalizar a saída da UE.

Em comunicado, o Governo britânico qualificou a assinatura de "passo histórico" na recuperação do poder nacional sobre a legislação.

"Estamos a assumir o controlo das nossas leis, como decidiram os britânicos no referendo de 2016", lê-se no comunicado.

Barclay frisou ainda que este passo "é um sinal claro" para todos os britânicos de que "não há volta atrás" e que o país vai sair da UE a 31 de outubro.

MDR // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.