Ministra da Cultura felicita realizador Pedro Costa e atriz Vitalina Varela

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 ago 2019 (Lusa) -- A ministra da Cultura, Graça Fonseca, felicitou hoje o realizador Pedro Costa pelo Leopardo de Ouro atribuído ao filme "Vitalina Varela" e à atriz Vitalina Varela pelo prémio de melhor interpretação feminina no Festival de Cinema de Locarno, na Suíça.

Segundo nota a ministra, Vitalina Varela venceu também o prémio de melhor atriz na 19.ª edição dos Boccalini D'Oro, atribuídos pela crítica independente.

"A distinção conhecida hoje em Locarno sublinha a importância internacional do cinema de Pedro Costa", começa por afirmar a ministra.

"A atenção ao rigor dos detalhes, a comunhão das diferentes linguagens técnicas, como a fotografia e o som, e a entrega dos intérpretes a uma narrativa que questiona a perceção e a realidade, fazem do cinema de Pedro Costa um exemplo a destacar na história do cinema contemporâneo", continua Graça Fonseca.

A governante refere que o Festival de Cinema de Locarno "tem sido um lugar cúmplice para o cinema português", dando como exemplos distinções como a de 1987 (Leopardo de Ouro para "O Bobo", de José Álvaro de Morais) e de 2013, com o prémio especial do júri para "E agora, lembra-me?", de Joaquim Pinto.

Pedro Costa também conquistou o prémio de melhor realizador em 2014, com "Cavalo Dinheiro", e João Pedro Rodrigues em 2016, com "O Ornitólogo", refere a ministra.

Graça Fonseca destaca ainda uma seleção do festival de Locarno deste ano que inclui as estreias mundiais em competição de "Technoboss", de João Nicolau, produção "O Som e a Fúria" e "O Fim do Mundo", de Basil da Cunha, produção suíça integralmente rodada com intérpretes e equipa nacionais, que contou com a colaboração da produtora portuguesa Terratreme.

A ministra refere ainda " Prazer, Camaradas!", de José Filipe Costa, apresentado fora de competição, e as curtas-metragens "L'Île Aux Oiseaux", de Maya Kosa e Sérgio da Costa, e "Vulcão: o que sonha um lago?", de Diana Vidrescu, que envolveram apoios e equipas nacionais.

DF // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.