Venezuela: Principal banco estatal da Turquia deixou de oferecer serviços a Caracas

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Caracas, 16 ago 2019 (Lusa) - O Banco Ziraat, a maior instituição estatal financeira da Truquia, deixou de oferecer serviços ao Banco Central da Venezuela (BCV), para evitar as sanções de Washington aimpostas ao Governo do Presidente Nicolás Maduro, segundo a imprensa venezuelana.

Segundo a Unión Rádio, a medida foi aplicada depois de a Assembleia Nacional da Venezuela (NA) denunciar que o banco turco era usado para "mobilizar dinheiro e importar produtos em liras turcas".

A Turquia é tida como um aliado do Governo do Presidente Nicolás Maduro e no mercado venezuelano é possível encontrar produtos básicos turcos.

A 09 de Agosto, o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Hamo Aksoy disse desaprovar a decisão dos EUA de "bloquear bens do Governo da Venezuela" e a possível "imposição de sanções globais".

"Preocupa-nos que essa ordem executiva agrave as dificuldades económicas que enfrenta o povo venezuelano e que tenha um impacto negativo nas iniciativas dirigidas a encontrar uma solução política na Venezuela", explica um comunicado das autoridades turcas publicado no Twitter.

No documento, a Turquia reitera que "para encontrar uma solução duradoura", para a crise política venezuelana, "todas as partes devem continuar a contribuir ao processo de diálogo político".

Em 05 de agosto, os Estados Unidos anunciaram o congelamento de todos os ativos do Governo venezuelano, uma decisão anunciada pela Casa Branca e que traduz uma escalada das tensões com Nicolás Maduro.

FPG//MIM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.