Sete distritos em aviso vermelho na segunda-feira devido a agitação marítima - IPMA

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 mar (Lusa) -- O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos sob aviso vermelho na segunda-feira, devido à agitação marítima, prevendo ondas entre os sete e os nove metros.

Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga serão os distritos sob aviso vermelho entre as 12:00 e a meia-noite de segunda-feira, segundo informação divulgada pelo IPMA.

Os mesmos distritos vão estar também sob aviso laranja para a agitação marítima, com ondas previstas entre os cinco e os sete metros, entre as 06:00 e as 12:00 de segunda-feira, bem como entre 00:00 e as 09:00 de terça-feira.

O IPMA colocou igualmente sob aviso laranja os distritos de Faro, Beja e Setúbal, com previsão de ondas entre os cinco e os sete metros, a partir das 15:00 de segunda-feira, até às 12:00 de terça-feira.

Todos estes distritos vão estar ainda sob aviso amarelo devido à agitação marítima, a partir das 00:00 de segunda-feira, com ondas a atingir os quatro e cinco metros de altura.

Quanto ao vento, o IPMA colocou sob aviso amarelo dez distritos do país, com previsão de rajadas até 95 quilómetros/hora nas terras altas, desde as 00:00 até à meia-noite de segunda-feira.

Estes distritos são Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro, seguido do aviso laranja, que representa uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, e do amarelo, que implica uma situação de risco para certas atividades dependentes da atividade meteorológica.

AL // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.