Câmara de Gondomar paga subsídio de férias na próxima semana

| Política
Porto Canal / Agências

Gondomar, 13 jun (Lusa) -- A Câmara de Gondomar vai processar o subsídio de férias aos trabalhadores na próxima semana, "cumprindo a legislação em vigor", afirmou hoje o presidente, Valentim Loureiro.

Em declarações à Lusa, Valentim Loureiro afirmou que a autarquia "tem disponibilidades financeiras de mais de 14 milhões de euros" e, como tal, irá cumprir a lei, pagando os subsídios de férias na próxima semana.

O autarca salientou que o orçamento municipal nada tem a ver com o Orçamento do Estado, "que parece não ter disponibilidade financeira para liquidar agora os subsídios de férias".

"Admito que o Governo não disponha de dinheiro no seu orçamento [para pagar agora os subsídios], mas os orçamentos das câmaras em nada afetam o orçamento do Estado", sublinhou.

Para o autarca, havendo dinheiro, não há razão para não se pagar e, se tal acontecesse, "ninguém o compreenderia".

"Se dizem que o problema do país está no consumo interno, quando há a possibilidade de pôr dinheiro a circular, acho que é isso que se deve fazer para facilitar o desenvolvimento da economia", frisou.

O autarca acrescentou que a disponibilidade orçamental resulta de uma gestão "muito rigorosa e séria durante os últimos mandatos, em especial o presente".

"Quem nos substituir", disse, "herda uma Câmara com as contas perfeitamente em ordem".

De acordo com uma deliberação do Conselho de Ministros da semana passada, que não foi referida em nenhum dos comunicados que se seguiram à reunião do executivo, mas à qual a Lusa teve acesso, o Governo argumentou que, apesar do chumbo do Tribunal Constitucional, não há "meios necessários e suficientes" para que os trabalhadores do Estado possam receber o subsídio de férias em junho, conforme a legislação em vigor no âmbito do Regime do Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.