Académico de Viseu diz que TAD aceitou suspensão da exclusão das competições profissionais

| Desporto
Porto Canal com Lusa

Viseu, 09 ago 2019 (Lusa) -- O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento à providência cautelar interposta pelo Académico de Viseu para suspender a exclusão por três anos das competições profissionais de futebol imposta ao clube da II Liga, anunciou hoje o clube beirão.

O clube viseense recupera um acórdão proferido na quarta-feira, salientando que "o TAD deu razão à Académico de Viseu Futebol SAD relativamente à não execução imediata da decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), confirmando a sua manutenção competições profissionais na época de 2019/20".

"A decisão da FPF, segundo o TAD, só é suscetível de aplicação após o seu trânsito em julgado", lê-se.

O Académico de Viseu pediu a impugnação e suspensão dos efeitos do acórdão do Conselho de Disciplina (CD) da FPF de 09 de julho último.

O Académico de Viseu foi condenado à "sanção de exclusão das competições profissionais em três épocas desportivas" e ao pagamento de uma multa de 4.464 euros.

No mesmo acórdão, o CD identificou o Arouca como parte contrainteressada no processo, por ser a equipa mais bem classificada nos lugares de descida da edição 2018/19 da II Liga - 16.º e antepenúltimo classificado.

Em causa está a declaração de não dívida apresentada pelo Académico de Viseu na candidatura ao licenciamento para a época 2018/19, devido a alegados atrasos no pagamento a três futebolistas, dois dos quais dizem ter acordado verbalmente esta situação e um outro que assegura ter recebido em numerário.

Em 28 de dezembro de 2018, foi instaurado um processo disciplinar ao clube, por "eventual prestação de falsas informações à Liga", nomeadamente sobre o cumprimento dos pressupostos de natureza financeira para a época 2018/19.

A estreia do Académico de Viseu na edição 2019/20 da II Liga está marcada para domingo, a partir das 18:00, no terreno do Penafiel.

JP // NFO

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Prossegue a preparação para o regresso à competição

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Estoril (sábado, 20h30, Sport TV), no Estádio António Coimbra da Mota, a contar para a 27.ª jornada do campeonato.

FC Porto: Nuno Lobo oficializou candidatura à presidência

Nuno Lobo é oficialmente candidato à presidência do FC Porto depois de entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Esta quinta-feira, Nuno Lobo esteve no Museu FC Porto, onde foi recebido por Lourenço Pinto. À saída, o candidato que também o foi em 2020, falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e acredita que “tudo vai correr de forma exemplar no dia 27”.

FC Porto: Pinto da Costa formalizou a recandidatura à presidência

Depois de André Villas-Boas, Miguel Brás da Cunha e Nuno Lobo, também Jorge Nuno Pinto da Costa já formalizou a recandidatura à presidência do FC Porto ao entregar as assinaturas necessárias para concorrer ao ato eleitoral agendado para o dia 27 de abril. Assim que cumpriu o ato, o atual presidente do clube falou à FC Porto TV e ao Porto Canal e não tem dúvidas que que estas eleições terão uma adesão sem precedentes.