Escritora brasileira defende protagonismo indígena na literatura como forma de resistência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Salvador, Brasil, 08 ago 2019 (Lusa) - A escritora indígena Eliane Potiguara disse à ag~encia Lusa que os povos originários do Brasil precisam buscar protagonismo e contar suas histórias para fortificar a resistência ao que classificou de política de extermínio do Governo do Brasil.

"Nós estamos em busca do protagonismo indígena [na literatura]. Que as necessidades básicas, os direitos humanos dos povos indígenas se tornem visíveis. Temos vivido os últimos séculos e observado que a questão indígena sempre esteve nas margens [da sociede]. Está na hora de os povos indígenas colocarem suas questões, demandas e necessidades", disse.

"É um momento de maior importância este protagonismo indígena na historia do Brasil actual. Nossa história tem sido vilipendiada e roubada. Temos de ser nós, indígenas, a contar as nossas histórias e não professores, antropólogos e pesquisadores. Estamos um pouco fartos desta situação e, por isto, temo-nos tornado escritores e profissionais liberais", acrescentou.

Autora do romance a "Metade Máscara, Metade Cara" e de textos publicados em livros infantis, de contos e antologias poéticas, Potiguara participou hoje na 3.ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, no Brasil.

Para a escritora, o surgimento de autores indígenas na literatura produzida no Brasil é um movimento relativamente novo, mas que tem crescido em termos do número de criadores e do público leitor.

"A questão autoria é uma coisa nova, vem de uns 20 anos para cá, mas explodiu. Foi um momento novo, foi um momento de resgatarmos a nossa dignidade contando as nossas histórias e transformado essa oralidade dos nossos avós, dos nossos ancestrais [em escrita], para colocar no papel", frisou.

"Precisávamos de dar um grito de 'basta' para toda a sociedade brasileira e dizer 'nós estamos aqui'. A literatura indígena é, para nós, uma forma de luta, de resistência. Há espaço, sim, [para autores indígenas], porque os escritores têm capacidade para escrever e conhecimento da língua portuguesa e da sua língua original. Há espaço para ocuparmos este mercado", completou.

Conhecida por defender em sua obra os direitos das mulheres indígenas que foram caladas pela colonização e pelo racismo, Potiguara explica que, por ter quase 70 anos, hoje, faz numa militância mais política e ideológica.

Questionada sobre a política 'indigenista' do Governo do Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, que já declarou ser contra a demarcação de territórios indígenas e defendeu a introdução de elementos da sociedade capitalista dentro das reservas, como, por exemplo, a atividade da indústria mineira, Potiguara disse que o país caminha na direção de um novo genocídio dos povos originais.

"Esse governo atual, o Governo Bolsonaro [é exemplo de] um fascismo que chegou no Brasil. Esta política que eles estão criando é de extermínio, de genocídio. Invadindo as terras, permitindo assassinatos dentro de terras indígenas (...). É uma política que não veio nos beneficiar. O Governo Bolsonaro, para mim, é um Governo genocida", concluiu.

CYR // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Depois dos telemóveis, Xiaomi lança oficialmente o seu primeiro veículo elétrico

O grupo chinês Xiaomi, que há anos prepara a entrada no setor automóvel, lançou esta quinta-feira o seu primeiro carro elétrico na China, onde se trava uma intensa guerra de preços entre dezenas de fabricantes.

Reconstrução de ponte que desabou nos Estados Unidos "não será rápida, fácil ou barata"

As autoridades norte-americanas reconheceram esta quarta-feira que a reconstrução da ponte de Baltimore que desabou na madrugada de terça-feira após o embate de um navio cargueiro "não será rápida, fácil ou barata" e apontaram como prioridade a reabertura do tráfego fluvial

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.