Músico e poeta Arnaldo Antunes abre festa literária no nordeste do Brasil

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Salvador, Brasil, 08 ago 2019 (Lusa) - O cantor e poeta brasileiro Arnaldo Antunes abriu a 3.ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), em Salvador, no Brasil, na noite de quarta-feira.

Antunes declamou poemas da sua autoria, perante um público que acompanhou a abertura da festa no Pelourinho, sítio histórico de Salvador.

Enquanto esteve em palco, o músico e poeta, conhecido por integrar as bandas Titãs e Os Tribalistas, foi acompanhado de uma banda sonora e também por projeções de luz à frente da Fundação Casa Jorge Amado, que organiza o evento.

Após a apresentação, algumas pessoas que estavam no local levantaram faixas e gritaram "Lula Livre" em apoio ao ex-presidente brasileiro Luís Inácio Lula da silva, preso após ser condenado num dos processos investigados pela Operação Lava Jato.

Em seguida, foi vez do ator Jackson Costa apresentar-se com a Orquestra Afrosinfónica e uma projeção de imagens.

Declamando poemas de Castro Alves, escritor homenageado este ano pela Flipelô e que viveu no século XIX, Costa abriu sua apresentação com o poema "O Navio Negreiro", que conta a crueldade e a jornada dos africanos escravizados até o Brasil durante 300 anos.

Entre os convidados da 3.ª edição da Flipelô, cujos debates e mesas literárias começam nesta quinta-feira destaca-se o escritor português Bruno Vieira Amaral, vencedor do Prémio José Saramago e do Prémio Oceanos (2.º lugar em 2018), com "As Primeiras Coisas" (2013) e "Hoje Estarás Comigo no Paraíso" (2017).

No evento participam também o escritor alemão Max Annas, o colombiano Rómulo Bustos Aguirre, a mexicana María Vázquez Valdez, os brasileiros Ricardo Linhares e Eliane Potiguara, professora indígena, e a autora nigeriana Oyinkan Braithwaite.

O histórico autor de contos, romancista e jornalista brasileiro Ignacio de Loyola Brandão, autor de "Zero", que a censura da ditadura brasileira proibiu, é outro dos protagonistas da festa literária de Salvador.

O músico Martinho da Vila e a escritora Ana Maria Gonçalves também estão entre os destaques da programação.

Além das mesas de debate, o público poderá acompanhar igualmente conversas com jovens, lançamentos de livros, saraus e 'batalhas' de poesia, além de uma programação voltada para o público infantil.

Haverá exposições, apresentações teatrais e um evento chamado a "Rota Gastronómica Amados Sabores", que terá como tema "Amado Recôncavo", e pratos inspirados no livro "A Cozinha Praiana da Bahia", de Guilherme Radel.

A 3.ª edição da Flipelô prolonga-se até domingo, 11 de agosto.

O evento conta com o patrocínio do Ministério da Cidadania e Secretaria Especial da Cultura, do Banco do Nordeste do Brasil e de empresas privadas como a CCR e a TPC Logística.

CYR // JMC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.