GNR recolhe uma centena de bidões com resíduos perigosos abandonados em Sintra

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 01 mar (Lusa) -- A GNR recolheu na noite de sexta e madrugada de hoje cerca de uma centena de bidões com produtos perigosos na zona do Algueirão, concelho de Sintra, onde foram abandonados disse à Lusa fonte da Guarda.

A GNR deslocou para o local militares do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Sintra, depois de ter sido alertada por um popular, informou a mesma fonte, confirmando a notícia avançada pela SIC Notícias.

Em declarações à estação televisiva, o capitão Bruno Ribeiro adiantou que, depois da remoção do material, que testes laboratoriais já confirmaram ser "nocivo, corrosivo, inflamável", vai ser investigada uma eventual contaminação dos solos.

Se houve derrame dos materiais pode haver o perigo de contaminação dos lençóis freáticos, adiantou.

O militar disse também que o abandono dos bidões deve ter sido recente, uma vez que a zona, perto de uma pedreira desativada, é muito frequentada por praticantes de várias modalidades desportivas.

Sem identificar responsáveis, Bruno Ribeiro adiantou que os bidões têm "rótulos com alguma informação" e que vai ser iniciada uma investigação sobre a autoria do ato.

O material perigoso vai ser transferido para instalações da autarquia, para ser entregue a um operador especializado, afirmou.

RN // HB

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).