Presidente da CCDR Norte "largamente a favor" de relatório sobre regionalização

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 06 ago 2019 (Lusa) -- O presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Freire de Sousa, manifestou-se hoje "largamente a favor" das propostas do relatório da Comissão para a Descentralização que defende a criação de regiões administrativas em Portugal.

"De forma geral, subscrevo 90% do que a comissão divulgou. Sou largamente a favor. Acho que é um documento muito positivo, muito corajoso e vai ao encontro do que o momento atual do país precisa. Haja coragem política para não o ignorar e não dar ouvidos àqueles que virão contrapor relativamente àquilo que o documento implica em termos de mudança na organização e funcionamento do Estado português", afirmou Freire de Sousa, em declarações à Lusa.

O presidente da CCDR-N defende que "a regionalização é condição necessária" para alavancar o desenvolvimento do país "mas só é condição suficiente se existirem determinadas condições ao nível das competências, do financiamento e da eleição" das entidades regionais.

Para Freire de Sousa, "o processo de regionalização é condição necessária ao desenvolvimento acrescido do país, mas a forma como é feito e as opções que se tomarem contam".

"Neste aspeto, de forma geral as questões levantadas na comissão estão corretas: definem que o mapa deve ser o das cinco regiões, que deve haver clausulas travão para o financiamento, que deve haver um processo gradativo controlado e acompanhado... Esse processo está bem tratado ao nível da comissão", sustentou.

De acordo com o responsável, a regionalização "só é suficiente se, como defende a Comissão [para a Descentralização] existirem, por exemplo, cláusulas travão relativamente ao financiamento" porque o processo tem de impedir que, "no todo, a despesa do Estado não aumente".

O relatório da Comissão Independente para a Descentralização, divulgado na quarta-feira, defende a criação de regiões administrativas em Portugal e prevê a realização de um referendo "aperfeiçoado" em relação ao de 1998, nomeadamente suprimindo a necessidade da "segunda pergunta, de alcance regional" para "eliminar a possibilidade de flagrante enviesamento antidemocrático".

O documento realça ainda que os processos de descentralização e desconcentração a favor dos níveis da administração de âmbito regional e sub-regional devem ter em conta as assimetrias e a diversidade de âmbito regional existentes no país.

Para Freire de Sousa, "a evolução do mundo e do país não vão permitir que o tema continue a ser ignorado".

Isto porque, acrescentou, este "é o tema que verdadeiramente pode fazer a diferença na eficiência do desenvolvimento do país".

"Confio muito na coragem política dos nossos atuais líderes governamentais e no Estado português para que, na sequência deste relatório, haja, pelo menos, uma discussão informada, aberta e totalmente não demagógica sobre o tema", observou.

ACG // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.