Filme "By The Name of Tania" vence Festival de Documentário de Melgaço

| Norte
Porto Canal com Lusa

Melgaço, Viana do Castelo, 04 ago 2019 (Lusa) -- O filme "By The Name of Tania", de Mary Jimenez e Bénédicte Liénard, venceu os prémios Jean Loup Passek e Dom Quixote, na sexta edição do Festival Internacional de Documentário de Melgaço, anunciou hoje a organização.

Apresentado em estreia mundial, em fevereiro, no Festival de Cinema de Berlim, o documentário filmado no Peru "retrata a história de uma jovem iludida e forçada a prostituir-se 'até progressivamente perder quase todos os seus traços de identidade'", pode ler-se no comunicado da organização do festival de Melgaço, que este ano atribuiu todos os prémios a mulheres.

"Ao decidirem fazer uso de técnicas ficcionais, as realizadoras permitiram ao espetador assistir à perpetração de um crime a partir de dentro e acompanhar o percurso de uma vítima que representa muitas outras. Simultaneamente, as realizadoras atrevem-se a esteticizar os corpos das vítimas, desafiando o voyeurismo do espetador", realçou o júri, constituído por Alexandra Wesolowski, Iman Behrouzi, Maria Pinto Martin, Sandra Regina Nunes e Tiago Baptista.

A mesma coprodução belga e holandesa foi ainda distinguida com o prémio Dom Quixote, atribuído pela primeira vez em Melgaço, numa colaboração com a Federação Internacional de Cineclubes.

O júri, neste caso constituído por Mónica Ferreira, do Cineclube da Bairrada, Konrad Domaszewski, do Cineclube de Varsóvia (Polónia), e Trond Leirvik Onarheim, do Stord Film Society (Noruega), destacou uma obra que "permite várias camadas de interpretação, através de memórias e emoções", levando o espetador "numa jornada que acompanha a personagem principal, induzindo um estado de hipnose e deslumbramento, como sonâmbulo".

O prémio de melhor documentário português foi para "Fordlandia Malaise", de Susana de Sousa Dias, enquanto a melhor curta ou média-metragem internacional foi para "Terra", de Julia Kushnarenko.

Organizado desde 2014, o até aqui designado Filmes do Homem resulta de uma parceria entre a associação Ao Norte e a Câmara Municipal de Melgaço com o objetivo de "promover e divulgar o cinema etnográfico e social, refletir sobre identidade, memória e fronteira e contribuir para um arquivo audiovisual sobre a região".

TDI // MCL

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.