Queixa de abuso sexual na Diocese de Bragança-Miranda

| Norte
Porto Canal com Lusa

A diocese de Bragança-Miranda divulgou que está a investigar uma queixa de abuso sexual contra um sacerdote feita por uma alegada vítima maior de idade e que terá ocorrido quando ainda era menor.

Atualizado 03-08-2019 12:16

A informação foi divulgada na noite de quinta-feira, num comunicado publicado na página oficial da instituição na Internet "para esclarecer dúvidas que circulam nalguns meios da diocese".

"Há algum tempo, a diocese recebeu uma queixa, escrita pela eventual vítima, maior de idade, sobre a possível prática de um abuso sexual por parte de um sacerdote da diocese, numa altura em que a alegada vítima era ainda menor", começa por explicar.

Esclarece de seguida que "imediatamente se deu início aos procedimentos previstos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Santa Sé", concretizando que "a eventual vítima foi ouvida e recolheram-se as informações pertinentes".

Toda a informação recolhida, continua, foi enviada "para a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma".

"A diocese está em contacto com a eventual vítima e mantém um acompanhamento próximo neste momento tão difícil", lê-se no comunicado.

Os responsáveis eclesiásticos garantem ainda que "à eventual vítima foi lembrada a importância de fazer queixa junto das autoridades policiais e judiciais pertinentes", referindo não ter "conhecimento se foi feita alguma queixa".

Manifesta "desde já a disposição de colaborar maximamente com as autoridades".

A diocese transmontana indica que "a eventual vítima manifestou o desejo de não ser identificada" e que não "é possível entrar em maior detalhe" sobre o caso "porque ainda não estão apuradas responsabilidades".

"É com preocupação que damos esta informação, e a simples possibilidade de poder ter ocorrido um abuso deixa-nos apreensivos, por serem tão devastadores os seus efeitos, e por ser uma conduta tão contrária ao serviço do evangelho", refere ainda o comunicado.

A exposição diocesana termina indicando "o propósito firme de estar ao lado do Papa Francisco na luta decidida para afastar este mal" e com um apelo.

A diocese de Bragança-Miranda "pede a quem tiver informações sobre este tipo de situações que se dirija ao padre José Bento, presidente da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis" e disponibiliza diversos contactos.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

A chuva veio para ficar? A previsão para os próximos dias

A chuva que começou a atingir o Norte de Portugal esta semana não vai dar tréguas assim tão cedo. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), a previsão é que a precipitação continue a cair, pelo menos, até ao final da próxima semana, com as temperaturas a caírem no período da Páscoa.

Herman José, o rei do humor que foi "adotado" pelo FC Porto

Já com sete décadas de vida e 50 anos de carreira, Herman José, o conhecido humorista português, foi acarinhado pelo clube azul e branco nos inícios de carreira, não só pelo talento, mas também pelo carinho e profissionalismo demonstrados pelo humorista no retrato dos nortenhos.