Queixa de abuso sexual na Diocese de Bragança-Miranda

| Norte
Porto Canal com Lusa

A diocese de Bragança-Miranda divulgou que está a investigar uma queixa de abuso sexual contra um sacerdote feita por uma alegada vítima maior de idade e que terá ocorrido quando ainda era menor.

Atualizado 03-08-2019 12:16

A informação foi divulgada na noite de quinta-feira, num comunicado publicado na página oficial da instituição na Internet "para esclarecer dúvidas que circulam nalguns meios da diocese".

"Há algum tempo, a diocese recebeu uma queixa, escrita pela eventual vítima, maior de idade, sobre a possível prática de um abuso sexual por parte de um sacerdote da diocese, numa altura em que a alegada vítima era ainda menor", começa por explicar.

Esclarece de seguida que "imediatamente se deu início aos procedimentos previstos pela Conferência Episcopal Portuguesa e pela Santa Sé", concretizando que "a eventual vítima foi ouvida e recolheram-se as informações pertinentes".

Toda a informação recolhida, continua, foi enviada "para a Congregação para a Doutrina da Fé, em Roma".

"A diocese está em contacto com a eventual vítima e mantém um acompanhamento próximo neste momento tão difícil", lê-se no comunicado.

Os responsáveis eclesiásticos garantem ainda que "à eventual vítima foi lembrada a importância de fazer queixa junto das autoridades policiais e judiciais pertinentes", referindo não ter "conhecimento se foi feita alguma queixa".

Manifesta "desde já a disposição de colaborar maximamente com as autoridades".

A diocese transmontana indica que "a eventual vítima manifestou o desejo de não ser identificada" e que não "é possível entrar em maior detalhe" sobre o caso "porque ainda não estão apuradas responsabilidades".

"É com preocupação que damos esta informação, e a simples possibilidade de poder ter ocorrido um abuso deixa-nos apreensivos, por serem tão devastadores os seus efeitos, e por ser uma conduta tão contrária ao serviço do evangelho", refere ainda o comunicado.

A exposição diocesana termina indicando "o propósito firme de estar ao lado do Papa Francisco na luta decidida para afastar este mal" e com um apelo.

A diocese de Bragança-Miranda "pede a quem tiver informações sobre este tipo de situações que se dirija ao padre José Bento, presidente da Comissão Diocesana para a Proteção de Menores e de Pessoas Vulneráveis" e disponibiliza diversos contactos.

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.