Assembleia Municipal da Figueira da Foz rejeita exploração de caulino

| País
Porto Canal / Agências

Figueira da Foz, 28 fev (Lusa) - A Assembleia Municipal da Figueira da Foz aprovou hoje, por maioria, com uma abstenção, uma moção contra a exploração de caulino em duas freguesias do município.

A proposta, apresentada pelo deputado do Partido Socialista (PS) Miguel Pereira e intitulada "Pela População, Não ao Caulino", foi acolhida pelas bancadas do movimento Somos Figueira (PSD/CDS-PP/MPT/PPM), CDU e Bloco de Esquerda.

A abstenção foi do presidente da junta de freguesia de Lavos, José Elísio Oliveira, eleito pelo movimento independente "Ou Vai ou Racha", que alegou "desconhecer as consequências negativas" das explorações de caulino.

"Este assunto voltará cá", frisou.

Em causa está um pedido de exploração de caulino no lugar de Pocinho, em terrenos que abrangem as freguesias de Bom Sucesso e Ferreira-a-Nova e ainda a freguesia da Tocha (Cantanhede).

O autor da moção afirmou-se "manifestamente contra a concessão", sendo que o pedido já tinha recolhido, anteriormente, a oposição unânime do executivo camarário e juntas de freguesia envolvidas, e protestos da população.

Presentes na sessão estiveram populares que integram um movimento constituído no concelho da Figueira da Foz, intitulado "Pela Vida, Contra o Caulino", cujo representante, José Carvalho, disse acreditar "nos sinais dos políticos locais" para impedir a concessão.

JLS // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados