Chuva promete atrapalhar folia em todo o país

Chuva promete atrapalhar folia em todo o país
| País
Porto Canal

A chuva ameaça atrapalhar os festejos carnavalescos e cair em todo o país até terça-feira, disse hoje â agência Lusa o meteorologista Ricardo Tavares, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Até terça-feira prevemos céu em geral muito nublado, precipitação todos os dias, em especial no norte e centro, mas no sul também vai haver alguma", acrescentou.

Segundo o meteorologista, a queda de precipitação melhora a partir de segunda-feira à tarde, mas o dia de terça-feira começa com chuva fraca no norte e centro, que se torna moderada a partir do final da tarde.

"Na segunda-feira só chove no norte e centro, diminuindo a nebulosidade a partir do meio da tarde em todo o país", precisou.

O IPMA prevê, ainda, queda de neve até ao início da manhã de sábado a partir dos 1.000 a 1.200 metros de altitude, voltando a cair a partir do final da tarde de domingo entre os 800 e os 1.000 metros de altitude.

"A situação mantém-se na segunda e terça-feira e a tendência é que a cota de neve comece a subir para os pontos mais altos da Serra da Estrela", disse o meteorologista.

Quanto ao vento, vai soprar forte nas terras altas e fraco a moderado no resto do país.

Segundo Ricardo Tavares, para o fim de semana estão previstas rajadas de 90 quilómetros/hora nas terras altas, tendo sido acionado um aviso amarelo entre as 06:00 de sábado e as 06:00 de domingo.

A agitação marítima vai manter-se forte a norte do Cabo Raso, estando em vigor um aviso amarelo até às 12:00 de domingo e uma previsão de um agravamento a partir da manhã de segunda-feira.

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.