Arguidos acusados de homicídio qualificado pelas mortes no incêndio do Caramulo

Arguidos acusados de homicídio qualificado pelas mortes no incêndio do Caramulo
| País
Porto Canal

O Ministério Público acusou dois arguidos dos crimes de homicídio qualificado, incêndio florestal e ofensa à integridade física, imputando-lhes a autoria dos incêndios que, em agosto de 2013, provocaram quatro mortos, vários feridos e prejuízos na serra do Caramulo.

Numa nota da Procuradoria-Geral da República (PGR) lê-se que o Ministério Público na comarca de Vouzela "deduziu acusação contra dois arguidos pela autoria dos incêndios de agosto de 2013, na serra do Caramulo, que provocaram quatro vítimas mortais, grande número de feridos e elevados prejuízos materiais".

"Os arguidos foram acusados dos crimes de incêndio florestal, homicídio qualificado e ofensa à integridade física qualificada", refere a mesma nota.

Segundo a PGR, "os arguidos estão em prisão preventiva, tendo o Ministério Público requerido que continuem, até julgamento, sujeitos a esta medida de coação".

A PGR acrescenta que, a pedido do Ministério Público, o julgamento será realizado por um tribunal de júri.

Em agosto de 2013, a Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção do suspeito de ter ateado um incêndio florestal "de grandes dimensões" na serra do Caramulo, que provocou a morte a quatro bombeiros.

O jovem, de 20 anos, foi detido pelo Departamento de Investigação Criminal de Aveiro e Diretoria do Centro da PJ, com a colaboração do Núcleo de Proteção Ambiental da GNR de Viseu de Santa Comba Dão.

Fonte da PJ explicou então que o jovem agiu "em colaboração com um outro indivíduo, este emigrante", ateando "vários focos de incêndio na Serra do Caramulo, nos concelhos de Vouzela e Tondela, no dia 20 de agosto, que se transformaram num fogo de grandes dimensões".

A mesma fonte referiu ainda que o suspeito terá agido por vingança, depois de lhe ter sido aplicada uma multa pela GNR.

No mês seguinte, o alegado coautor deste incêndio, de 28 anos, emigrante no Luxemburgo, entregou-se voluntariamente às autoridades.

Da lista dos grandes incêndios de 2013 fazem parte os fogos que deflagraram na serra do Caramulo que, na zona de Tondela, consumiram 6.841 hectares.

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.